Site Loader

Escolher seu novo lar, seja uma casa ou um apartamento, é uma tarefa complexa e que exige atenção e muita pesquisa. Diferente da aquisição de outros bens materiais, a compra de um imóvel tem consequências que serão levadas por boa parte da vida. Tanto pelo gasto financeiro, que pode perdurar por anos, quanto pelas questões pessoais que envolvem a escolha de um lugar para morar.

Por isso, nesse processo de compra, é fundamental que você conte com profissionais qualificados, que tenham credibilidade, responsabilidade e a segurança que esse momento exige. Se você ainda tem dúvidas sobre o que deve perguntar ao seu corretor, antes de fechar a compra, nós podemos te ajudar! Confira as dicas abaixo:

1 – Está tudo certo com a documentação?

Se você vai comprar um imóvel usado, certifique com o seu consultor imobiliário como estão os documentos do imóvel. Para não ter dor de cabeça no futuro, confira toda a documentação que garante que a propriedade está completamente legalizada. É raro encontrar imobiliárias que aceitem em sua carteira de imóveis, casas ou apartamentos sem documentação. No entanto, é bom ficar atento.

Evite imóveis sem inventário, com impostos e taxas condominiais em atraso. Se não, você pode acabar herdando dívidas que não são suas. Se for o caso, solicite uma certidão na prefeitura de sua cidade e outra no cartório de imóveis para certificar-se que não há nenhuma pendência.

2 – Como é a região onde o imóvel se encontra?

Essa é uma informação valiosa tanto para quem está comprando um imóvel como investimento quanto para quem vai morar. A valorização do empreendimento bem como a qualidade de vida de quem residirá no local dependem muito dessa informação. Por isso, é importante não só perguntar ao corretor sobre as potencialidades da região, como também pesquisar mais sobre ele na internet e fazer visitas ao local em horários e dias diferentes.

Descubra se há comércios, hospitais e escolas na proximidade. Avalie o trânsito da rua em dias e horários diferentes. Pesquise se há algum plano de implementação de projetos públicos na região como metrôs, pontos de ônibus, ampliação de avenidas, construção de praças. Não negligencie nenhuma informação a respeito da localização do seu imóvel. Você não vai se arrepender de pesquisar.

3 – Como é a vizinhança?

Há bairros e bairros, moradores e moradores. Por isso, não confie apenas nas suas suposições. Pergunte ao profissional que te acompanha nesse processo de compra do imóvel sobre seus futuros vizinhos. Dependendo de qual for o perfil, informado por ele, você pode ficar mais decidido sobre a compra ou abandonar de vez a ideia e partir para outra.

A região pode ser mais comercial, mais boêmia ou mais residencial. Procure saber antes de fechar o negócio para garantir que há uma afinidade entre o seu estilo de vida e o do seu novo bairro.

4 – Quais são as formas de pagamento?

Certifique-se de que conhece todas as formas de pagamento oferecidas pela imobiliária, pelo banco financiador e pelo proprietário antes de assinar o contrato. Assim, você não corre o risco de se arrepender por não ter feito um bom negócio.

Análise todas as possibilidades, verifique seu orçamento e faça as contas antes de concluir a compra.

Algumas empresas oferecem facilidades que podem cair perfeitamente no seu bolso.

5 – Há possibilidade de fazer reformas no imóvel?

Antes de comprar, veja com seu corretor se a planta do imóvel permite alterações estruturais. Pense que a aquisição de um bem como esse tem consequências a longo prazo. Por exemplo, se você tem planos de aumentar a família, deve pensar na possibilidade de aumentar o número de dormitórios da casa. Ou ainda, caso tenha adquirido um imóvel mais antigo, de investir em algumas modernizações, como criar uma bancada americana na cozinha.

O mais importante é ter ao seu lado profissionais capacitados para compreender as suas demandas e te ajudar a encontrar o imóvel que combina com você. Por isso, se precisar de uma consultoria, entre em contato com a Britto Consultoria Imobiliária para que possamos te ajudar!

Saudações,

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. O Business Model o agraciou com a premiação de Pioneirismo no Uso da Informática. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.