A educação em 2024 será marcada pela integração da tecnologia como objeto e ferramenta de ensino e por uma educação humanizadora que prevê personalização do ensino, desenvolvimento de habilidades socioemocionais, inclusão, colaboração entre todos os envolvidos no processo educativo e valorização da saúde mental. Podemos apontar alguns caminhos para o ensino em 2024.
1. O cenário positivo está voltando
Há um movimento de recuperação do setor privado, depois da queda de matrículas em decorrência da crise sanitária. Sinal de que as escolas seguem investindo em estratégias sofisticadas de matrícula e rematrícula.
2. Há qualidade em todo o país
As dez melhores instituições de ensino do país estão espalhadas por sete cidades diferentes: São Paulo (SP), Duque de Caxias (RJ), Teresina (PI), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Porto Alegre (RS) e Barueri (SP).
3. O novo ensino bilíngue
A tendência de redução pela procura de instituições de ensino dedicadas a lecionar exclusivamente línguas estrangeiras pode ser minimizada pela oferta de cursos on-line, dedicados a demandas específicas dos alunos de diferentes idades.
4. O ensino é digital
Enquanto a IA, em especial a generativa, vai ganhando espaço, os professores se vem diante de novas plataformas tecnológicas.
5. A gestão também é digital
A tecnologia também apoia o gerenciamento da instituição de ensino, que pode contar com novas ferramentas para ganhar agilidade e eficiência na gestão em diferentes aspectos, dos Recursos Humanos ao financeiro.
6. O foco está na solução de problemas
Os sistemas educativos tendem a se tornar uma parte central da solução, ajudando as gerações futuras a abraçar mentalidades e conjuntos de habilidades.
7. Para a infraestrutura o investimento contínuo é importante
Há demandas por acesso a internet, notebooks ou tablets para alunos, lousas digitais, plataformas de ensino remoto, atuação constante nas redes sociais – que agregam esforços do setor de Marketing. Para garantir a manutenção e a ampliação da infraestrutura de atendimento, as escolas precisam se previsibilidade financeira, o que representa um desafio enorme para o setor.