Site Loader

Muita gente ansiosa para essa jornada de trabalho vingar no Brasil !

Jornada essa que está sendo testada no mundo inteiro.

Portugal testa o modelo, em um piloto promovido pelo governo, com 39 empresas e 1.000 colaboradores. O maior teste da 4 Day Week foi realizado no Reino Unido, com 61 empresas e 2.900 colaboradores. Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, dentre outros países também analisam os testes.

Mas e aqui no Brasil?

O que esperar?

Por enquanto somente testes e experimentos.

Seria a consolidação da chamada escala 4X3.

Vai ter muita resistência do empresariado?

Com certeza, afinal o salário não poderá ser reduzido.

E pela legislação atual, smj, o trabalhador teria uma jornada máxima de 40 horas,se pensarmos em 4 dias com carga horária máxima de 10 horas; o que a legislação hoje permitiria.

Quais os objetivos principais:

  1. bem estar do trabalhador;

  2. diminuição dos afastamentos por doenças mentais;

  3. aumento de produtividade;

  4. impacto positivo na área ambiental;

  5. impacto na área social.

 

Atualmente existem pelo menos dois projetos em tramitação no Congresso Nacional que propõem a redução da jornada de trabalho. Mas eles não registraram avanço. Nenhum tratando dessa jornada de 4 dias.

 

O primeiro é de 25 anos atrás, do então deputado Paulo Paim (PT-RS), hoje senador. A proposta era instituir um limite de 6 horas diárias ou trinta horas semanais de trabalho com a garantia de que o salário não seria diminuído.

 

Uma proposta que propõe redução de jornada, mas não foi juntada ao primeiro projeto foi apresentada em 2019 pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e previa limite de trabalho de oito horas diárias e 36 por semana.

 

Nenhum dos dois projetos avançou muito em sua tramitação na Câmara dos Deputados. O primeiro está parado na Comissão de Seguridade Social e Família desde 2019 e o segundo aguarda designação do relator na Comissão de Constituição e Justiça também há três anos.

Portanto, tudo até então não passa de uma especulação mas que já agita as redes sociais, o chão de fábrica e a maioria dos trabalhadores.

Acho pouco provável a curta prazo essa idéia vingar no país.

Mas vejo com bons olhos a medida.

Entendo que todas as partes sairiam ganhando.

Vamos aguardar as novidades.

 

Até a próxima !!!!!

Post Author: Rodrigo Dolabela