Os planos de adquirir a casa própria envolvem uma série de questões que precisam ser analisadas. Desde o planejamento financeiro para uma possível entrada, passando pela escolha da região e chegando a uma questão chave que costuma gerar muita dúvida: comprar um imóvel ainda em construção, compensa?
Definitivamente, não há um consenso. Assim como qualquer outra decisão, há prós e contras que precisam ser balanceados. Inclusive, há perfis de compradores específicos que podem se identificar mais com essa possibilidade. Pensando nisso, selecionamos aqui algumas vantagens e desvantagens desse tipo de compra para que você descubra por si mesmo qual o melhor caminho a seguir. Veja!
PRÓS
– Preço acessível
A compra de um imóvel na planta pode garantir ao cliente vantagens financeiras interessantes. Além dos descontos que podem ser oferecidos pela construtora, que precisa vender para dar continuidade às obras, há ainda condições facilitadas de financiamento para quem opta por essa modalidade. Seja com os juros mais baixos ou com o congelamento do financiamento. Por exemplo: você compra um apartamento, que ainda está na planta, por 200 mil. Se o imóvel valorizar, depois que a obra for finalizada, e passar a valer 300 mil, o financiamento continuará com o mesmo valor inicial da compra.
– Parcelamento da entrada
Para quem quer comprar um imóvel, mas não conseguiu poupar muito dinheiro, o apartamento na planta pode ser uma boa opção, já que várias construtoras permitem que a entrada seja parcelada. Algumas dividem o valor da entrada até a entrega da obra. Se você tem dificuldades para guardar dinheiro essa pode ser uma ótima saída.
– Apartamento novo e com garantia
Essa é uma vantagem que nem precisa ser muito explicada. Ela fala por si só. Um imóvel novo requer menos gastos com reformas e mudanças estruturais. Além disso, algumas construtoras permitem que o proprietário faça alterações no projeto ainda durante a obra. O que facilita muito o processo de mudança para o novo lar, que já vai estar pronto para ser habitado logo que as chaves forem entregues.
CONTRAS
– Atraso na obra
Infelizmente, o atraso nas obras de empreendimentos imobiliários é muito comum e pode ser um empecilho complicado nos planos do proprietário. Para se precaver, o cliente deve conferir se a data de entrega da obra está devidamente descrita no contrato e se há uma cláusula que determine o pagamento de multa caso a obra não seja entregue no prazo determinado. Se você precisa se mudar em pouco tempo, optar por um apartamento que já está pronto pode ser uma aposta melhor.
– Ajuste nas parcelas
Dependendo da fase de obra em que o comprador adquirir o imóvel, pode ser que ele passe longos meses aguardando a entrega das chaves. Por isso, é muito importante que ele faça um planejamento financeiro a longo prazo que atenda os reajustes nas parcelas. Isso porque o saldo devedor, bem como as parcelas, é corrigido mês a mês pelo INCC (índice nacional do custo da construção). Em 2013, por exemplo, esse índice superou até mesmo o valor da inflação. Por isso, é bom estar atento e ter uma reserva para essas emergências.
– Risco de falência da construtora
Esse é um dos maiores receios de quem adquire um imóvel na planta: a construtora falir sem entregar o imóvel. Nesses tempos de crise e com a instabilidade financeira tomando conta do país, o receio é ainda maior. Por isso, para evitar esse tipo de prejuízo, é muito importante que o comprador pesquise a fundo a idoneidade da construtora, bem como se há processos na justiça ou reclamações sobre entregas de outros imóveis. Guarde todos os documentos que assinar e que receber da construtora desde o início do processo de compra.
E então, gostou das dicas? Já sabe qual a melhor opção para o seu caso? Lembre-se a Britto Empreendimentos tem sempre um profissional capacitado e pronto para te ajudar.
Saudações,