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A educação do futuro chegou e é preciso estar por dentro dela, para se tornar um profissional mais valorizado. É importante buscar instituições de ensino antenadas com essas mudanças e capazes de ajudar na reciclagem dos perfis profissionais. 

O que é educação do futuro?

É o novo modo de ensinar e transmitir conhecimento. Ela é voltada às novas tecnologias, que são usadas para facilitar o processo educacional. A ideia é proporcionar ao aluno recursos que deixem as aulas mais instigantes e deem a ele mais autonomia à própria aprendizagem.

Quais as principais tendências que ela trará?

Algumas transformações já estão presentes, outras grandes estão por vir. Conheça as principais tendências da educação do futuro!

1 – Tecnologia como aliada

A tecnologia tem se tornado cada vez mais presente, tanto da educação a distância, como nas salas de aula. Com muitos cursos online disponíveis, a EAD já facilita quem busca o crescimento profissional. 

2 – Professor com novas habilidades

O papel do professor será diferente. Com um mercado de trabalho exigindo habilidades comportamentais, o próprio professor precisa estar preparado para ajudar os alunos na aquisição delas. O docente deixa de ser uma figura temida dentro da sala e ganha admiração e um papel de inspiração. 

3 – Metodologias mais ativas

O estudante cada vez mais deixa de ser um ser passivo dentro da sala, para estar no centro do seu processo de aprendizagem. Isso dará a ele mais protagonismo, confiança, aptidão para resolver problemas, responsabilidade e participação.

4 – Ensino continuado

Anos atrás, o grande objetivo dos estudantes era terminar a faculdade, para, finalmente, se dedicar a uma profissão. Muitas vezes, um bom profissional era aquele que conseguia estabilidade em um cargo e permanecia na mesma empresa, até sua aposentadoria.

Agora, a rotatividade de funções e o empreendedorismo têm sido a realidade. Isso exige dos profissionais múltiplos conhecimentos e uma constante preparação. 

5 – Redução de fronteiras

O novo professor precisará se adaptar para dar aulas a distância e ter afinidade com as tecnologias e as plataformas de ensino. Por um lado, isso pode facilitar a rotina de trabalho de muitos docentes, que trabalharão para várias instituições e terão alunos de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de sair de casa.

Até que ponto a pandemia impactou a educação do futuro?

A pandemia só antecipou o que já estava para acontecer. Só fez com que algumas instituições mais resistentes a mudanças se vissem obrigadas a adotá-las, de modo a não ficarem para trás. Isso também levou muitos educadores a perceberem o quanto suas práticas se distanciavam do que o novo mercado começava a exigir.

Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.