Já sabemos que a tecnologia pode reger boa parte dessas tendências para 2023. No entanto, há outras áreas que precisam ser desenvolvidas pelos estudantes, que professores e gestão serão agentes importantes nesse processo. Segue as tendências educacionais para 2023.
1 – Realidade Virtual e Aumentada
A tecnologia está evoluindo, entramos em uma era totalmente nova em que a Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) estão ganhando terreno e progredindo rapidamente.
Na educação essas realidades ganham espaço, principalmente, por vermos uma mudança nas metodologias de ensino. Assim, elas ganham um potencial de revolucionar completamente a forma como os professores ensinam e os alunos aprendem.
2 – Ensino Personalizado
Não é de hoje que se fala em ensino ou aprendizagem personalizada. E, por isso, ainda continua sendo uma tendência educacional que precisa estar presente nas escolas.
Desse modo, gestão e professores devem se preparar para personalizar a aprendizagem, trabalhando os pontos fortes, as necessidades, as habilidades e os interesses de cada aluno. Isso ajuda a fornecer um plano de aprendizado mais adequado para ele.
3 – Inteligência Artificial (AI)
A IA ou Inteligência Artificial tem a capacidade de se tornar disruptiva no mundo da tecnologia, capaz de transformar e revolucionar vários setores, incluindo a área educacional.
Para o ano letivo de 2023, a AI pode ser um importante ferramenta nas salas de aula, ajudando a fornecer aos alunos o aprendizado personalizado, com conteúdo inteligente e acesso mais próximo dos professores.
4 – Desenvolvimento Socioemocional
A realidade pandêmica dos últimos dois anos, trouxe à tona alguns problemas emocionais de milhares de pessoas, como ansiedade e depressão.
Infelizmente, muitos jovens também foram afetados, no entanto, muitas vezes, não conseguem lidar com a situação. Nesse sentido, a escola, como agente da formação e transformação dos estudantes, tem um importante papel no desenvolvimento socioemocional.
5 – Nanoaprendizagem
Essa é uma técnica de aprendizagem que leva em consideração a nossa limitação em reter informação e conteúdo, já que vivemos num mundo em que tudo muda rapidamente.
Dessa maneira, a nanoaprendizagem, também conhecida como aprendizado de tamanho reduzido, tem como prática dividir tópicos complexos em partes menores.
6 – Mindset Empreendedor
Dentre as profissões do futuro, o empreendedorismo vem ganhando mais espaço, sendo importante a educação empreendedora nas escolas.
Sendo assim, incorporar valores empreendedores no processo de aprendizagem prepara o aluno para ser um indivíduo responsável, a construir uma mentalidade que ajuda a desenvolver habilidades empreendedoras e o conhecimento necessário para atingir seus objetivos na vida.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto