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Já sabemos que a tecnologia pode reger boa parte dessas tendências para 2023. No entanto, há outras áreas que precisam ser desenvolvidas pelos estudantes, que professores e gestão serão agentes importantes nesse processo. Segue as tendências educacionais para 2023.

1 – Realidade Virtual e Aumentada

A tecnologia está evoluindo, entramos em uma era totalmente nova em que a Realidade Virtual (VR) e a Realidade Aumentada (AR) estão ganhando terreno e progredindo rapidamente.

Na educação essas realidades ganham espaço, principalmente, por vermos uma mudança nas metodologias de ensino. Assim, elas ganham um potencial de revolucionar completamente a forma como os professores ensinam e os alunos aprendem.

2 – Ensino Personalizado

Não é de hoje que se fala em ensino ou aprendizagem personalizada. E, por isso, ainda continua sendo uma tendência educacional que precisa estar presente nas escolas.

Desse modo, gestão e professores devem se preparar para personalizar a aprendizagem, trabalhando os pontos fortes, as necessidades, as habilidades e os interesses de cada aluno. Isso ajuda a fornecer um plano de aprendizado mais adequado para ele.

3 – Inteligência Artificial (AI)

A IA ou Inteligência Artificial tem a capacidade de se tornar disruptiva no mundo da tecnologia, capaz de transformar e revolucionar vários setores, incluindo a área educacional.

Para o ano letivo de 2023, a AI pode ser um importante ferramenta nas salas de aula, ajudando a fornecer aos alunos o aprendizado personalizado, com conteúdo inteligente e acesso mais próximo dos professores. 

4 – Desenvolvimento Socioemocional

A realidade pandêmica dos últimos dois anos, trouxe à tona alguns problemas emocionais de milhares de pessoas, como ansiedade e depressão. 

Infelizmente, muitos jovens também foram afetados, no entanto, muitas vezes, não conseguem lidar com a situação. Nesse sentido, a escola, como agente da formação e transformação dos estudantes, tem um importante papel no desenvolvimento socioemocional.

5 – Nanoaprendizagem

Essa é uma técnica de aprendizagem que leva em consideração a nossa limitação em reter informação e conteúdo, já que vivemos num mundo em que tudo muda rapidamente. 

Dessa maneira, a nanoaprendizagem, também conhecida como aprendizado de tamanho reduzido, tem como prática dividir tópicos complexos em partes menores. 

6 – Mindset Empreendedor

Dentre as profissões do futuro, o empreendedorismo vem ganhando mais espaço, sendo importante a educação empreendedora nas escolas.

Sendo assim, incorporar valores empreendedores no processo de aprendizagem prepara o aluno para ser um indivíduo responsável, a construir uma mentalidade que ajuda a desenvolver habilidades empreendedoras e o conhecimento necessário para atingir seus objetivos na vida.

Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.