Site Loader

Uma pesquisa recente feita pelo IBGE revelou que, apesar da redução do número de postos de trabalho no país, houve um aumento no número de novas empresas. Uma das hipóteses para esse movimento é que, diante do desemprego, milhares de brasileiros resolveram se aventurar pelo mundo dos negócios. É provável que muitos, inexperientes e pouco assessorados em relação aos requisitos para trilhar esse novo caminho, desistirão antes mesmo de obter algum sucesso.

A falta de acompanhamento profissional e a ansiedade de colocar logo em prática a ideia dos sonhos, faz com que o número de empresas que entram em falência seja cada dia maior. Para te ajudar nessa árdua tarefa de ser dono do próprio negócio, vamos dar algumas dicas. Confira!

Solucione um problema

Não é necessário uma ideia mirabolante para iniciar um negócio de sucesso. O mais importante é que sua ideia de negócio solucione um problema ou atenda a demanda de um determinado nicho do mercado. E essas ideias podem surgir de pesquisas de mercado complexas ou de conversas informais com amigos. O importante é identificar uma lacuna de mercado, uma demanda que ainda não tenha sido atendida ou que possa ser aprimorada.

Esse problema não precisa ser necessariamente algo muito nítido para o seu público, mas ele precisa ser útil. Por exemplo, a sociedade passou toda uma vida fazendo pesquisas antes da invenção do Google, certo? Porém, não há quem não diga que ele é um extremo facilitador.

Coloque a ideia no papel e elabore um plano de negócios

Desenhe o seu produto ou serviço de forma detalhada. Especifique o público, a demanda que ele atenderia, os benefícios proporcionados e o diferencial do seu negócio para os demais do mesmo segmento. Fale sobre a sua ideia para pessoas próximas que façam parte do público que você pretende atingir e ouça o que eles tem a dizer.

Depois disso, parta para o ponto mais avançado, em que você colocará no papel informações mais específicas como a forma como sua empresa fará para produzir e entregar o produto a ser comercializado, quais serão os recursos físicos e financeiros necessários para iniciar o negócio. Há modelos de planos de negócio disponíveis na internet que podem te ajudar nessa missão de colocar no papel todas as suas ideias. Lembre-se essa é uma etapa fundamental para o sucesso de qualquer nova empreitada. A principal razão de falência das empresas é a falta de planejamento.

Seja um especialista em seu segmento

É fundamental que você entenda profundamente sobre o seu mercado. Por isso, procure se capacitar o máximo possível, seja através de cursos, workshops, palestras. Esteja sempre por dentro das novidades relacionadas ao seu nicho de negócio. Caso você não tenha muita familiaridade com seu ramo de atuação, procure por especialistas que possam te auxiliar. Quem sabe um sócio ou até mesmo um consultor? Se você quer se destacar em seu mercado, precisa estar por dentro.

Gostou das dicas? Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil em sua caminhada rumo ao mundos dos negócios. Boa sorte!

Saudações,

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.