Um dos pontos mais importantes na avaliação de imóveis está relacionado ao que o corretor verifica na vistoria do bem. Afinal, mesmo nas habitações que apresentam boas condições, muitas vezes é preciso fazer pequenas manutenções preventivas enquanto ele não é vendido para evitar sua desvalorização.
É bom ter em mente que a pessoa que compra um imóvel, provavelmente terá o desejo de fazer uma reforma. Porém, se isso for uma necessidade, então o valor se perde. Outras questões que devem fazer parte dessa análise, antes de colocar a propriedade à venda:
- Rachaduras nas paredes ou comprometimento na estrutura;
- Infiltrações e vazamentos;
- Estado da pintura e manutenção das reformas feitas anteriormente;
- Idade do imóvel;
- Personalização e qualidade dos acabamentos, entre outros.
Verificar a infraestrutura e a proximidade com locais importantes
A localização do imóvel pode ter tanta importância na hora de determinar o seu valor quanto as suas condições gerais, mencionadas no tópico anterior. Portanto, a avaliação de imóveis deve levar em consideração o entorno. Ruas pavimentadas e oferta de saneamento básico no bairro têm ligação direta com a valorização do bem.
Outro ponto a ser verificado é a questão da mobilidade urbana e da acessibilidade. Se a cidade onde ele se localiza contiver sistema de metrô, certamente o imóvel que fica próximo a uma estação terá mais valor.
Infraestrutura completa de comércio e serviços também influencia no preço do imóvel. Além de verificar a existência de lojas e facilidades, como padarias, farmácias, supermercados, escolas, shoppings, clínicas e hospitais, é preciso checar se a sua qualidade é compatível com a do bem (se for de luxo, o nível desses estabelecimentos deve acompanhar essas características para que haja a valorização dele).
Avaliar a segurança e o conforto
Por fim, há mais dois pontos que devem constar da avaliação de imóveis e que têm influência direta sobre seu preço. O mais importante deles tem a ver com a segurança. Lugares onde os índices de criminalidade são mais altos ou estão em vias de crescer acabam fazendo com que o valor do bem caia bastante. Por outro lado, o policiamento na região pode favorecer a sua valorização.
Checar a documentação
O parecer técnico para ajudar a determinar o valor do imóvel deve levar em consideração a regularização do bem. Isso significa que o proprietário deve ter a documentação em dia, incluindo escritura e registro atualizados, pagamentos das contas de energia e de água, taxas de condomínio e Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU).