Uma parceria necessária em prol de uma educação de qualidade é da escola com a família. A importância desta parceria que a escola desenvolve em prol de uma educação de qualidade é a relação entre a escola e a família que sofreu mudanças ao longo da história, nos diferentes aspectos decorrentes das relações estabelecidas entre os componentes social, econômico, científico, tecnológico, político e cultural de cada momento histórico.
Esta relação pode ser marcada pela experiência de diálogo, de trocas, de construção de saberes e pela possibilidade de juntas, constituírem-se indivíduos críticos e atuantes dentro da sociedade. Para compreendermos a forma como estas duas instituições influenciam no sucesso do processo educacional no Brasil, é preciso considerar primeiramente os aspectos históricos que constituíram a trajetória da escola e família desde o período colonial até os dias de hoje.
Na realidade brasileira atual a escola tem procurado estabelecer relações com as famílias de seus alunos visando principalmente o investimento familiar e pessoal de cada aluno na sua aprendizagem escolar. Nem sempre, porém, consegue atingir os resultados. É um assunto que merece reflexão e uma busca exaustiva de alternativas que possam ajudar, pois afeta diretamente no ensino – aprendizagem.
Para a escola, a família do aluno é a base indispensável para que aprendizagem aconteça. É preciso muito cuidado ao analisar o comportamento dos alunos em função das famílias de onde provêm para não cair no risco de enquadrá-los em padrões rígidos de valores, crenças e estrutura típicos de modelos que na verdade são construções históricas e produtos culturais que refletem em seus comportamentos.
Pais e mães não são apenas genitores, tanto o pai como mães devem fazer tudo em beneficio da família, portanto é fundamental que os pais estabeleçam as bases sólidas sobre as quais apoiarão a educação dos seus filhos. Torna-se urgente o compromisso de um reestudo por parte dos pais em relação à conduta moral que deve ser ministrada as gerações novas, a fim de evitar a grande derrocada da cultura e da civilização.
Já a escola, é primordial que ela elabore projetos e crie mecanismos para que a família participe ativamente do cotidiano escolar. Somente assim serão parceiros na efetivação do processo ensino e aprendizagem.