Um profissional do ramo imobiliário precisa ser multicapacitado. Muito além de conhecer do seu próprio segmento, é fundamental que ele caminhe por outras áreas, como gestão de negócios, marketing e vendas. O captador, por exemplo, é um dos profissionais do ramo imobiliário que precisa ter conhecimento sobre diversas áreas. Isso porque é ele quem dá o pontapé inicial ao encontrar novos imóveis disponíveis, e normalmente acompanha o processo até o momento do fechamento do negócio.
Quanto mais e melhores imóveis forem captados, maiores serão as possibilidades de atender as necessidades e demandas de um cliente. Por isso, para esse profissional tão importante no momento da venda de um imóvel, separamos algumas dicas práticas de como obter mais sucesso. Veja!
Conhecimento sobre o mercado imobiliário
Como dissemos anteriormente, o profissional do ramo imobiliário precisa ter conhecimento sobre diversos outros segmentos. No entanto, isso não o exime de ter um conhecimento ainda mais profundo sobre o mercado imobiliário. É muito importante que o captador esteja atento as mudanças em sua região. Quais imóveis estão em alta? Quais os valores praticados em cada região? Quais as potencialidades de cada parte da cidade? É claro que não é preciso ter um conhecimento profundo sobre todas as regiões, mas é muito importante que você conheça bem, ao menos sua área de atuação. Para isso é importante pesquisar constantemente e se capacitar através de cursos, palestras e workshops.
Passe uma boa imagem
Vender ou alugar um imóvel é algo muito sério. O profissional do ramo imobiliário lida diariamente com o sonho das pessoas. Seja para aqueles que pretendem alugar o imóvel como fonte de renda, para aqueles que pretendem vender para alcançar o sonho de adquirir um outro imóvel. Por trás de uma negociação, sempre há uma série de planos e objetivos de uma pessoa ou uma família. E é preciso ter muito respeito por isso. Desde a maneira como o profissional vai se portar, até a sua vestimenta. Tenha uma imagem positiva. Esteja com uma roupa adequada, seja educado, simpático e cordial. Demonstre segurança em sua fala, seja persistente sem ser invasivo ou inconveniente.
Saiba avaliar um imóvel
Uma boa captação começa com uma avaliação correta do imóvel. Para isso, é importante que o captador tenha conhecimento sobre os prós e contras da região e que saiba analisar tudo aquilo que agrega ou deprecia o valor do imóvel. Há diversos cursos no mercado que podem auxiliar o profissional desse segmento a se tornar apto a fazer esse tipo de avaliação.
Tenha uma boa rede de contatos
É muito importante que o captador imobiliário tenha uma boa lista de contatos e os mantenha sempre organizados. Não adianta ser bem relacionado, mas não ter os dados desses contatos registrados em algum lugar, seja na boa e velha agenda de papel ou por meio dos novos aparatos tecnológicos. Se você mantiver bons relacionamentos, é provável que seja sempre lembrado quando um colega, amigo, vizinho ou familiar tiver conhecimento sobre um imóvel prestes a ser disponibilizado para venda ou aluguel. Além disso, firme parcerias em seu próprio ramo. Tenha bom relacionamento com outros corretores e imobiliárias para que vocês possam se ajudar nessa caminhada.
Se ainda está em dúvida sobre como ingressar neste mercado ou quer se especializar, a Britto Consultoria & Negócios tem uma série de cursos de poderão te ajudar! Entre em contato conosco.
Saudações,