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Algumas atitudes diárias no ambiente de trabalho tornam as equipes desmotivadas e pouco dedicadas em atingir as metas planejadas e necessárias para o fechamento do mês. E cabe diretamente aos gestores a responsabilidade de tornar os dias mais leves, produtivos e o relacionamento com a equipe saudável.

São diversos motivos que podem desmotivar os funcionários de uma empresa. Por isso, é fundamental tentar entender qual é a razão para o desânimo e corrigir essa situação para manter a harmonia no ambiente e a equipe engajada.

A primeira dica é inserir os seus corretores de imóveis nos acontecimentos da empresa. Faça com que eles se sintam parte importante do dia a dia. Apresente os números e metas que vocês precisam bater, conte as novidades do mercado e o impacto na empresa, faça melhorias e comunique-os, disponibilize recursos interessantes para tornar o cotidiano mais agradável e confortável para o trabalho, entre outras ações.

Reunião é o melhor momento para se aproximar da sua equipe, então use a seu favor. Para tornar o clima mais leve, anuncie antes qual será a pauta para não gerar expectativas e ansiedade nos seus funcionários.

Quando iniciar a conversa, quebre o gelo com algum assunto interessante da semana e deixe o clima mais confortável na sala. Quando houver um corretor de imóveis novo na equipe, apresente-o brevemente para criar um vínculo logo de início e não deixe de encerrar os assuntos recapitulando o que foi dito. Certifique-se de que todos entenderam e deixe sua disposição para sanar dúvidas que podem surgir depois.

A terceira dica é voltada para o reconhecimento. O profissional gosta de ter o seu desempenho reconhecido para ter certeza de que está no caminho certo. Motive-o destacando seus acertos e use os erros para orientá-lo sobre o caminho correto na hora de negociar. Isso o fará enxergar o que deu errado como aprendizado. Lembre-se que a pressão nunca é um bom motivador e só o fará distante. Estreite os laços com a equipe se colocando no lugar deles e aja como você gostaria que agissem com você. A empatia é a melhor das ferramentas quando se trata de trabalho em equipe!

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.