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Já há algum tempo que a forma como fazemos negócios está mudando, poucos anos atrás era loucura se alguém falasse que uma empresa sem ter nenhum hotel seria muito forte no setor de hospedagem. As vendas on-line no setor imobiliário não é diferente, até alguém começar a ter presença on-line e provar que isso é válido, era apenas loucura ou investir dinheiro e esforço para não ter retorno.

Plataforma imobiliária

O mercado imobiliário tem seguido as mudanças que outros setores sofrem. Porque as pessoas que “consomem” em outros setores também consomem no setor imobiliário. O que quero dizer que, na verdade não é apenas o setor que está mudando e sim as pessoas, com isso as empresas necessitam se adaptar, e dependendo do caso até se reinventar.

A relação das pessoas com a internet

Hoje a grande maioria das pessoas estão on-line, seja em um notebook, desktop, tablet ou celular. Com certeza o início da tomada de decisão delas é sem mesmo sua empresa ficar sabendo, pesquisando no Google, buscando sites de imobiliárias e corretoras, buscando vídeos no YouTube, pelas redes sociais, enfim a busca começa antes mesmo de encontrar com seu negócio. Quando esse potencial cliente entrar em contato com sua empresa querendo um imóvel, por qualquer meio on-line que seja, você tem que ter equipe pronta para atendê-los.

Seguem abaixo algumas dicas sobre vendas on-line no mercado imobiliário:

Sites e blogs

Um site é essencial para atuação on-line, ele é a cara da sua empresa on-line. Por se tratar de um negócio imobiliário o site deve ser clean e moderno, com fotos feitas de forma profissional. E não esqueça, pode ser o primeiro contato de uma pessoa com sua empresa, fotos feias e não profissionais irão espantá-lo. 

Vídeo marketing

A tendência de consumo de informação na internet hoje são os vídeos pela sua praticidade e facilidade, mas para que desperte interesse deve ser feito de forma profissional para não depreciar sua empresa.

Blogs

Os blogs são uma boa pedida para trazer as pessoas para seu negócio, com ele você pode alimentar os seus leads e ser referência no setor que atua. Não esqueça de fazer conteúdos direcionados para sua persona (público-alvo).

Chats em sites, blogs

Os chats são bons para tirar dúvidas rápidas de quem se interessou por alguma proposta sua mas ainda ficou com alguma dúvida. É importante após o primeiro contato continuar a se relacionar com essa pessoa.

WhatsApp

Hoje em dia o WhatsApp entrou no mundo das vendas, ele pode ser usado de duas formas passiva e ativa:

Passiva – Quando no seu site tem um link para acesso ao seu zap automaticamente ou até mesmo o número de contato.

Ativa – Você se relaciona de forma ativa com seus potenciais clientes seja individualmente ou em grupos. O inicio da comunicação parte de você

Email marketing

Ainda muito usado o e-mail marketing é uma boa opção, com ele você pode oferecer ofertas direcionadas aos seus clientes e o principal alimentar seu potencial cliente com informações, seja do seu próprio blog ou informações que sejam úteis para ele.

Redes sociais

Quando falamos de redes sociais as possibilidades são grandes, você deverá analisar onde estão as pessoas que você quer interagir para ver onde será sua atuação. Pode ser o Facebook, Twitter, LinkedIn ou Instagram. O importante é que aonde você decidir estar deverá ter presença ativa, caso contrário não verá resultados.

Sites de divulgação de produtos – Marketplaces

Existem sites que possibilitam que você coloque seu produto a venda. Alguns exemplos são os marketplaces: OLX e Facebook (também tem opção de marketplace). Como é sua empresa que estará lá, não esqueça, sempre atento para responder e tenha imagens profissionais.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.