Site Loader
EnglishPortugueseSpanish

Quem estiver bem-informado saberá identificar uma oportunidade única. O tempo de venda está maior atualmente, então, é possível pesquisar mais sobre a construtora, antes de fechar, e comprar com segurança.

1 –  Construtora

Investigar seu histórico é um bom início. A recomendação básica é iniciar a consulta pelo Procon e pelo site Reclame Aqui”. 

2 – Localização

Analise se o bairro é bom. Quando chove, alaga? Como é o trânsito local? Visite-o à noite para saber se é bem iluminado, veja as opções de serviços e mercados próximos, se há fácil acesso a transporte público. Verifique ainda se o imóvel está virado para a face norte, se receberá luz natural quando for construído e se o local tem potencial de valorização, com futuros projetos de melhorias na infraestrutura.

3 – Negociação

Ao contrário do que se pensa, ela começa meses antes do lançamento do imóvel. Isso porque, após o lançamento, o tempo para pensar é curto, principalmente se o imóvel estiver dentro de um preço justo. Desconfie, na negociação, de artimanhas exageradas no plantão de vendas.

4 – Memorial Descritivo

É importantíssimo saber o que o imóvel oferece. A metragem exata e a qualidade dos acabamentos, por exemplo, são descritas nesse documento oficial, e às vezes, escondidas em asteriscos dos panfletos de vendas. Evite comprar de construtoras que não primam pela qualidade. 

5 – Entrada

Prepare-se desde já. É preciso ter nada menos que 40% até a entrega das chaves, contando com o saldo no FGTS. Se não chegar a esse valor, terá dificuldades para que o financiamento imobiliário seja aprovado. 

6 – Contrato

Todas as condições acordadas na proposta e verbalmente no plantão de vendas devem estar nesse documento. Peça a ajuda de um advogado para evitar pegadinhas. O profissional vai verificar as condições de pagamento, reajustes e prazo de entrega, entre outros.

7 – Decorado

Só faça essa visita depois que decidir que a compra é viável. A visita ao decorado não passa de um apelo de vendas, que leva à compra por impulso. Ao chegar lá, tenha em mente: que se trata apenas de uma sugestão da construtora, não é o que você vai receber. Cheque a profundidade de espaços para os armários; veja se o espaço do aquecedor no lavabo está previsto; e avalie a altura da laje. 

8 – Atrasos

Sim, é possível se precaver deles. No contrato, o prazo de entrega deve estar bem claro, mas, além dele, veja se há cláusula de prorrogação por mais 180 dias para entrega. Após esse tempo, o ideal é que conste uma multa por atraso.

9 – Condições de pagamento

É importante checar as formas de pagamento oferecidas, as parcelas e a incidência de juros, antes de fechar negócio. De olho nisso, calcule bem. Nada de comprometer mais de 30% da renda total da família com o novo apartamento.

10 – Financiamento Imobiliário

É preciso avaliar antes se você pode fazer o financiamento imobiliário. Muitos compradores não têm condições de obtê-lo por não conseguirem comprovar renda na hora de receber o bem. Por fim, devolvem o imóvel. 

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.