Site Loader
EnglishPortugueseSpanish

As alternativas para uma avaliação segura da sua moradia, identificando o preço adequado do bem para ser posto à venda, são várias. Agora, você vai perceber que existem alguns quesitos comuns a todos os imóveis e que precisam ser analisados na hora da definição do preço da sua propriedade.

Veja agora as 5 dicas que preparamos para que você faça a melhor cotação possível do patrimônio e saiba como avaliar um imóvel de forma segura e precisa.

1 – Verifique o valor de imóveis semelhantes

A primeira dica está em procurar se informar sobre o preço de venda dos imóveis no bairro e na região em que o imóvel está localizado. Evidentemente que é normal que ocorram variações, mas é possível estabelecer um valor médio do metro quadrado.

Durante a pesquisa de preços de um imóvel com as características do seu ou do qual você está pretendendo comprar, um bom indicador é procurar saber daqueles que foram comercializados recentemente.

2 – Saiba mais sobre a valorização da localização

Esse é um dos itens mais importantes para saber como avaliar um imóvel. Em qualquer cidade existem os bairros e regiões preferidas para morar, fazendo com que o preço do metro quadrado valha mais. Há também as mais populares, nas quais os empreendimentos são menos valorizados do que nos pontos com melhor infraestrutura.

Esses aspectos são importantes de serem avaliados, pois dentro do bairro existem vários critérios que podem interferir no preço final e definir significativamente como avaliar um imóvel.

É importante ter em vista também que muitos imóveis podem ter um valor baixo no momento, mas que têm chances de aumentar no futuro. Ter isso em mente é uma grande vantagem, principalmente para quem quer comprar imóveis como forma de investimento.

3 – Conte com a ajuda de um profissional

Temos aqui uma dica que é indispensável para obter uma avaliação precisa. Você deve compreender quais são os critérios que determinam os preços no mercado imobiliário, conforme mencionamos acima, mas é preciso ter um pouco mais de cuidado nessa questão.

Ele é preparado e experiente o bastante para apontar condições vantajosas ou as desvantagens durante os procedimentos de negociação, trazendo a realidade à tona. É um profissional competente para demonstrar as relações de valores, confirmando ou ajustando a pesquisa que você realizou, e que dispõe de estratégias de negócio consolidadas em anos de experiência.

Escolher a assessoria de quem tem credibilidade no mercado é vital para a comercialização do seu patrimônio. Além de intermediar a sua relação com os compradores potenciais, ela oferece acompanhamento técnico e jurídico, da avaliação à escritura, garantindo a segurança da transação.

4 – Pesquise em sites especializados

O comércio eletrônico aumentou as oportunidades para o mercado imobiliário. Atualmente, pesquisar imóveis está muito mais fácil que antigamente, você não precisa se deslocar até a uma imobiliária ou marcar uma visita em companhia do corretor, basta acessar uma página da internet.

Nos sites estão disponíveis as informações indispensáveis para que você possa avaliar o valor de sua morada, incluindo fotos, textos, vídeos e outros dados importantes para que a precificação do patrimônio seja a ideal.

5 – Considere o tempo de construção do imóvel

Geralmente, imóveis mais novos costumam ter uma diferença significativa de valorização em relação às construções mais antigas. Afinal, são construções mais adequadas à realidade atual e também por oferecer uma qualidade melhor na sua infraestrutura.

Portanto, para saber como avaliar um imóvel adequadamente, procure conhecer o seu tempo de existência e some esse fator aos outros citados neste texto. Não se esqueça de contar com a ajuda de profissionais especializados no assunto.

Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.