Site Loader
Britto - Sociall.Br - Alinhamento Estratégico

Navegando pelas Regras do Direito Civil: Quem Paga o Quê nas Benfeitorias?

Ao alugar um imóvel, tanto o locador (proprietário) quanto o locatário (inquilino) assumem responsabilidades e despesas específicas. Entre elas, surgem as benfeitorias, modificações realizadas no imóvel que podem aumentar seu valor, utilidade ou beleza. Mas quem paga por elas? A resposta depende do tipo de benfeitoria, conforme define o Direito Civil Brasileiro.

Desvendando os três tipos de benfeitorias:

  1. Benfeitorias necessárias:
    • Definição: São aquelas essenciais para conservar o imóvel em boas condições de habitabilidade ou uso, evitando sua deterioração.
    • Pagamento: O locador é obrigado a arcar com os custos, pois garantem a integridade do bem.
    • Exemplos: Conserto do telhado que vaza, reparo da instalação elétrica defeituosa, pintura para evitar rachaduras e infiltrações.
  2. Benfeitorias úteis:
    • Definição: Melhoram a utilidade ou comodidade do imóvel, sem alterar sua estrutura.
    • Pagamento: O locatário pode realizar as benfeitorias úteis com autorização prévia e por escrito do locador. O locador é obrigado a reembolsar o locatário pelo valor das benfeitorias ao final do contrato, desde que não haja acordo em contrário.
    • Exemplos: Instalação de armários embutidos, construção de garagem, colocação de piso antiderrapante, adaptação para acessibilidade.
  3. Benfeitorias voluptuárias:
    • Definição: Aumentam o valor estético ou luxuoso do imóvel, sem alterar sua utilidade.
    • Pagamento: O locatário arca com os custos, pois não são essenciais para o imóvel.
    • Exemplos: Instalação de piscina, jardim ornamental, pintura decorativa com cores vibrantes, revestimentos luxuosos.

Fontes de Consulta e Pesquisa:

Observações Importantes:

  • É fundamental que o contrato de locação especifique as responsabilidades de cada parte em relação às benfeitorias.
  • Em caso de dúvidas ou conflitos, é recomendável buscar orientação jurídica especializada.

Lembre-se:

  • Benfeitorias necessárias: Locador
  • Benfeitorias úteis: Locatário (com autorização e reembolso)
  • Benfeitorias voluptuárias: Locatário

Com este guia detalhado, você estará mais bem preparado para navegar pelas regras do Direito Civil na locação de imóveis e garantir uma relação harmoniosa entre locador e locatário.

Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis

 

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.