Site Loader

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. A frase de Nelson Mandela faz alusão ao importante papel da educação como mecanismo de mudança na sociedade. Nessa perspectiva, a disciplina concedida a população, torna possível uma sociedade mais honesta, menos violenta e que busca o conhecimento. Certamente, para que ocorram todas as mudanças necessárias através da educação, o apoio do Estado é indiscutível.

No Brasil casos que envolvam a falta de honestidade na população se tornam cada vez mais comuns, como as pequenas corrupções e furtos. Nesse sentido, durante o processo pedagógico do cidadão, há uma falha em conscientizá-lo das consequências de determinadas atitudes, formando pessoas que não dão a devida importância das consequências de suas atitudes. Também, outro efeito perceptível é a falta de interesse por pesquisa, conhecimento, instrução e mentoria.

Pesquisas já comprovaram a importância da leitura, assim como a relevância de estar sempre em busca de conhecimento. A falta de incentivo à leitura na nação, corrobora para a construção de uma sociedade insipiente. A educação e o incentivo aos estudos, certamente, forma uma sociedade mais honesta, conhecedora de seus direitos e deveres, mais consciente com a preservação do meio ambiente e defensora dos seus direitos e deveres democráticos.

A problemática de tornar a educação como mecanismo de mudança na sociedade, portanto, trata-se de uma imperfeição que deve ser solucionada gradativamente. Sendo assim, o Ministério da Educação deve implementar aulas que conscientizem os estudantes sobre o seu papel na sociedade e promova eventos que envolvam toda a família, que aborde assuntos relacionados a cidadania, honestidade, etica e democracia. Além disso, as Famílias devem orientar os seus filhos sobre seus deveres e direitos, incentivando a desenvolverem o pensamento crítico e ético.

Post Author: Gilberto Britto

CEO & Founder do Grupo Britto
CREA PJ | CRA | INPI | AAWUC | CRECI | CNAI | ASPEJUDI | REALTOR®️ | IRM | AHWD®️ | CIPS | SBC | ICF | EMPRETEC
Mais de 35 anos de experiência de mercado imobiliário nacional e internacional.
Empreendedor, Líder e Escritor.
Administrador, Perito Forense e Palestrante.
Empresário do Mercado Imobiliário, Construção Civil e Educação.
Autor do Livro Avaliação e Perícia Imobiliária - Teoria e Prática Profissional – Editora D'Plácido – ISBN-10: ‎ 6550590582 e ISBN-13: ‎ 978-6550590581 – 2015 | atual BRITTO, Gilberto. Avaliação e perícia imobiliária: teoria e prática profissional. 3. ed. Belo Horizonte: D'Plácido, 2019.
Coautor do Livro A Profissão de Peritos no Brasil – Editora CRA-MG – ISBN: 978-65-979613-0-6 – 2026 | atual Coautor do Livro Manual de Boas Práticas para o Segmento Condominial – Editora CRA-MG – ISBN: 978-65-979613-0-6 – 2026 | atual “Gero resultados por meio das pessoas”.