A avaliação de imóveis é um importante recurso para o mercado imobiliário, em especial para aqueles que desejam vender uma propriedade ou mesmo utilizá-la como garantia para a tomada de crédito. Saiba como proceder.
Se você já lidou com a transação de uma casa ou apartamento, provavelmente já sabe o quão importante é realizar uma avaliação do imóvel. Para além dos aspectos físicos, a análise dos fatores externos faz toda a diferença para uma negociação bem feita. Documentação, infraestrutura urbana e até mesmo o cenário econômico podem influenciar diretamente nos preços praticados pelo mercado.
A avaliação profissional do imóvel também garante que toda a parte burocrática da propriedade seja regularizada, uma vantagem e tanto para a solicitação de empréstimo com garantia, por exemplo. Tem um imóvel e deseja negociá-lo? Acompanhe o texto a seguir e confira as dicas para avaliá-lo da melhor forma.
Como é feita a avaliação de imóvel
É importante entendermos a diferença entre preço e valor ao fazer uma avaliação de imóvel. Preço refere-se a quantia monetária, ou seja, quanto se paga realmente no imóvel, que normalmente varia de acordo com os interesses pessoais, com a situação econômica e com as tendências do mercado.
Já o valor é próprio do imóvel e depende de suas características físicas, tais como o padrão construtivo, localização, dimensões, estado de conservação, das variáveis de mercado, das técnicas utilizadas para sua avaliação, entre outras.
Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto