A avaliação de mercado faz parte da atribuição do corretor.
Avaliamos três itens:
- O terreno;
- A área construída;
- O valor comercial.
O valor comercial pode defasar em relação às demais e um exemplo disso é uma construção no meio da favela. Pode valer uma fortuna, mas ninguém compra. Assim como um sobradinho no Jardim Europa.
Um ponto importante é que o corretor precisa estar preparado para fazer avaliações. O CRECI tem um curso de qualificação profissional para avaliação de imóveis. Mas acredito que a avaliação é uma questão de mãos à obra !
Tomamos como exemplo a Rua Bela Cintra, um imóvel perto da Rua Estados Unidos em São Paulo tem um valor e outro, no mesmo padrão, nas proximidades da Rua da Consolação tem valor diferente. Além dos padrões técnicos, existe a influência do entorno e dos preços da região.
O cliente pode optar por avaliadores independentes, mas é preciso atenção antes de contratar um profissional. É bom ter certeza de que é um profissional qualificado, pois uma avaliação mal feita pode ser muito prejudicial na hora de fazer negócio.
Uma alternativa é contratar três imobiliárias para fazer a avaliação e considerar a média valores. Sempre é interessante pedir para que o profissional explique os motivos de sua avaliação e como chegou àquele valor.
Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto