O mercado imobiliário tem um grande volume de possibilidades de compra. Muita gente tem o sonho de deixar o aluguel para realizar o sonho da casa própria. Os imóveis usados podem ser mais interessantes para muitas pessoas, pois seus preços são mais acessíveis e, em determinados tipos, são mais vantajosos que os lançamentos.
A escolha
Dentro de suas expectativas, defina qual o tipo de imóvel mais lhe agrada como, por exemplo, apartamento, casa ou sobrado; depois disso, o número de quartos você precisa e o tamanho deles. É interessante ter em mente a localização desejável e pesquisar os imóveis que mais te agradam.
O orçamento
Faça as contas para delimitar qual sua real capacidade de investimento para a aquisição. Veja sua capacidade de financiamento, mas não esqueça de observar quais as taxas de juros das instituições financeiras e, ainda, a possibilidade de utilizar o FGTS para dar de entrada no negócio.
Tenha uma boa assessoria
Busque uma imobiliária para ter a ajuda de um especialista. A empresa terá, em sua cartela de clientes, diversas opções e tendo por base o seu imóvel ideal, será mais fácil para você concretizar o negócio. Procure visitar as unidades que estão dentro das suas possibilidades e que atendam suas necessidades.
As condições do imóvel
Verifique o estado de conservação da construção, principalmente, as instalações elétricas e hidráulicas, se não há rachaduras ou trincas nas paredes ou pisos. No caso de condomínios, busque saber o valor das taxas.
A documentação do imóvel
Um dos quesitos que devem ser bem observados está relacionado à documentação do imóvel, pois esse é um dos detalhes que podem lhe dar problemas posteriores. Por isso, o auxílio de uma boa imobiliária é fundamental, pois nada melhor do que poder contar com um especialista nestes momentos. Lembre-se, uma residência é um bem durável, então todos os detalhes precisam estar dentro de suas expectativas, afinal, não se troca de casa todo ano.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto