O Avaliador de Imóveis, assim como o corretor, tem autonomia para exercer as suas atividades. Ou seja, não precisa ficar restrito a trabalhar em uma imobiliária, apenas. Com isso, é possível ter clientes e ganhos conforme a sua dedicação e objetivos na carreira.
Alguns clientes que necessitam de serviços de um Avaliador:
- Consórcios imobiliários: os imóveis adquiridos por consórcios precisam passar pela avaliação imobiliária. E para ter peso judicial, a avaliação deve ser feita por um avaliador de imóveis certificado;
- Empresas: imobiliárias e empresas especializadas em avaliação de imóveis são algumas das possibilidades que o avaliador tem para atuar;
- Órgãos públicos: diversos órgãos públicos e prefeituras também utilizam os serviços de avaliação de imóveis, como, por exemplo, em caso de desapropriações;
- Pessoas físicas: a partilha de bens, divórcio, são algumas das razões que um perito pode ser solicitado por pessoas físicas.
Como ingressar na carreira promissora de Avaliador de Imóveis ?
Se você se identificou com a carreira de Avaliador de Imóveis, saiba que é preciso seguir um passo a passo para conseguir ingressar nessa área !
Para ser um Avaliador de Imóveis, você deve realizar:
1 – Curso de Avaliação de Imóveis
A área de avaliação de imóveis requer competências específicas e conhecimentos técnicos. Assim as formações e certificações exigidas para os profissionais que atuam como peritos, são essenciais para passar credibilidade e confiança aos clientes. Para ser um avaliador, é preciso ter curso específico na área e, antes disso, ser um corretor de imóveis formado e com CRECI.
O curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) é um dos mais realizados por quem busca entrar no mercado imobiliário, como corretor e, posteriormente, avaliador.
O CRECI também é imprescindível para atuação do corretor. O registro pode ser solicitado após a conclusão do curso de TTI diretamente no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis.
Se já for Corretor, o próximo passo é realizar o curso de Avaliação de Imóveis. O curso possui duração média de 24 horas. Você pode verificar as informações gerais aqui: https://bit.ly/3AUCxJs. E, após a sua conclusão, é possível solicitar o CNAI e começar a atuar na área.
2 – Registro no CNAI
O registro no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) junto ao COFECI é essencial para exercer a profissão de Avaliador.
Para solicitar o registro no CNAI, é preciso:
- Conclusão do curso de Avaliação de Imóveis;
- Registro no CRECI e estar em dia com as suas obrigações no CRECI.
O Avaliador é cada vez mais valorizado no mercado imobiliário. Dessa forma, a tendência é aumentar cada vez mais a procura por profissionais bem capacitados e com CNAI, tanto para realizar serviços na esfera judicial, como na extrajudicial.
Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto