Para ser um avaliador de imóveis é preciso manter-se alinhado às exigências do mercado imobiliário, a fim de prestar um serviço de qualidade e verdadeiramente promissor. Saber os principais fatores que podem influenciar no preço do imóvel é um ponto muito importante para o profissional que faz o meio-campo entre compradores e proprietários. Nesse sentido, tornar-se um avaliador de imóveis é um caminho natural na vida do corretor.
Com essa habilidade, você consegue indicar aos donos qual deve ser mais ou menos o valor da unidade, ou seja, o mais compatível com o mercado. Ao mesmo tempo, tem bons argumentos para explicar o preço do imóvel aos interessados nele. Os clientes precisam enxergar justiça e transparência no decorrer da negociação. Afinal, comprar um imóvel é uma verdadeira realização de um sonho e, por isso, muitas pessoas analisam e estudam as possibilidades com muito cuidado e atenção. Sendo assim, se você puder passar mais credibilidade ao cliente, apresentando os prós da unidade que está sendo oferecida, as chances de fechar novos negócios é muito maior.
Assim, a proximidade entre as funções de corretagem e avaliação no mercado imobiliário dão margem para essa possibilidade, sim. No entanto, não adianta sair correndo para investir nessa empreitada. O ofício de avaliador de imóveis exige qualificações indispensáveis.
Quem pode fazer avaliação de imóveis e se tornar um avaliador profissional?
Ao avaliador de imóveis é dada a responsabilidade de periciar a estrutura do imóvel para ver se há condições de ele ser habitado, além, é claro, de verificar seu valor. Apesar disso, sua atuação não se resume apenas a viabilizar uma compra ou venda de imóveis residenciais ou comerciais disponíveis.
Esse especialista também é essencial em questões de divisão de herança. A repartição de bens requer uma noção clara do valor de uma propriedade que integra o patrimônio em disputa. Ou seja, quando uma família recebe uma herança, em que é dividida entre os filhos, por exemplo, é necessário que um avaliador de imóveis atue nesse momento.
É ele quem poderá apontar, com mais clareza, quais são os valores envolvidos em cada parte daquela propriedade, a fim de fazer uma divisão justa entre todos os beneficiários.
Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto