A formação cidadã é um dos pilares do aprendizado escolar para crianças e adolescentes. Mas você sabe qual é a importância da cidadania em instituições pedagógicas? Pensando nisso, explicamos quais são os valores que devem ser resgatados na escola e qual o papel dos professores no desenvolvimento do cidadão.
Valores que devem ser resgatados na escola
O ser humano deve desenvolver atributos para conviver harmonicamente em sociedade e, nessa busca por crescimento pessoal, cabe à escola auxiliar os alunos. Os valores morais do indivíduo são vistos como essenciais para a inserção dele em comunidade, possibilitando o usufruto dos direitos e deveres da vida cidadã.
O papel da escola na formação do cidadão
Na escola, crianças e adolescentes encontram as ferramentas para formular e atingir seus sonhos, principalmente porque o sistema de ensino, na figura dos professores e demais profissionais da equipe pedagógica, os ajuda a desenvolver as habilidades cognitivas e a formação moral, lado a lado.
A importância da cidadania
A cidadania é importante para o funcionamento do Estado, uma vez que envolve a consciência sobre o direito de ir e vir, de zelar pelo espaço em que se vive, de exercer o voto e de ter acesso à educação, por exemplo.
Como trabalhar a cidadania na escola
O ambiente escolar deve contribuir para a formação cidadã dos estudantes e, para isso, algumas dinâmicas devem propagar os valores humanos. Simular eleições, fazer grupo de discussão entre os jovens e incentivar projetos solidários são ações que fazem a diferença na escola!
Simulação de eleições
O exercício pleno da cidadania está diretamente associado às eleições, momento em que o indivíduo escolhe seus representantes políticos. Por isso, atividades práticas que simulem um debate entre possíveis candidatos ajudam a conscientizar a turma sobre o valor do voto popular, reforçando, também, o papel do cidadão nessa importante escolha.
Grupos de discussões
Para viver bem em comunidade, é preciso se colocar no lugar do “outro” para respeitar opiniões diversas. Assim, uma boa forma de colocar a cidadania em prática na escola é promover grupos de discussão sobre conteúdos polêmicos, os quais envolvem diversos pontos de visto sobre determinado tópico.
Projetos solidários
Ser solidário é perceber a importância do viver interdependente. A qualidade se dá a partir do momento em que os indivíduos têm noção sobre o peso da participação coletiva para o desenvolvimento social. Em outras palavras, a solidariedade envolve a percepção sobre as ações individuais e a coletividade, em um movimento ininterrupto e mútuo.