A importância da educação se revela nas mais diversas definições existentes da palavra, que envolve atribuições específicas para atingir seus objetivos na sociedade. De acordo com o Dicionário Aurélio a Educação é definida da seguinte maneira:
- ato ou efeito de educar, ou educar-se;
- processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral, com o intuito de promover a integração individual e social;
- meio pelo qual se adquire conhecimentos e aptidões;
- aperfeiçoamento integral de todas as faculdades humanas;
- arte de ensinar os conhecimentos e práticas usadas na sociedade para desenvolver a civilidade.
Em outras palavras, educação é o processo facilitador da aprendizagem na aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, senso moral, hábitos, crenças, entre outros.
A educação costuma ocorrer sob orientação de educadores, que possuem conhecimentos prévios e são a ponte entre o saber e os alunos. Essa forma de educar ocorre em instituições de ensino e é conhecida como educação escolar, uma educação formal.
Além de instituições de ensino, é possível receber educação no ambiente familiar, em que os pais ou responsáveis compartilham o conhecimento com os filhos. É possível também se autoeducar, ou seja, buscar por si só o aprendizado. Essas situações configuram uma educação informal.
A importância da educação na formação de cidadãos
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define entre as competências que os alunos precisam desenvolver ao longo da Educação Básica a responsabilidade e a cidadania.
Para estimular o desenvolvimento da cidadania na escola, segundo a BNCC, é preciso proporcionar aos alunos as seguintes habilidades:
- Incorporação de direitos e responsabilidades: devem conseguir se posicionar em relação a direitos e responsabilidades para além de seus interesses individuais e considerando o bem comum;
- Tomada de decisões: precisam ter consciência sobre o impacto que suas decisões têm nos grupos e na sociedade, responsabilizando-se por suas ações para planejar e decidir coletivamente sobre questões que afetam a todos;
- Ponderação sobre consequências: necessitam saber refletir sobre situações concretas em que gatilhos emocionais, frustrações e ações das pessoas impactam nas demais e no contexto, buscando formas de aprimoramento;
- Análise e incorporação de valores próprios: diz respeito a vivenciar e identificar valores importantes para si e para o coletivo. Considerar seus valores em situações novas, ponderar sobre o correto a ser feito antes de agir e, em seguida, agir de acordo com essa reflexão;
- Postura ética: reconhecer e ponderar valores conflitantes e dilemas éticos antes de se posicionar e tomar decisões;
- Participação social e liderança: realizar projetos escolares e comunitários, mobilizando pessoas e recursos. Assumir liderança compartilhada em grupos e na escola;
- Solução de problemas ambíguos e complexos: ficar confortável e sentir interesse em lidar com desafios do mundo real que demandam novas abordagens ou soluções.