Ser isento na intermediação imobiliária é papel do corretor de imóveis. Saiba a melhor forma de se relacionar com o comprador e com o proprietário.
Durante uma intermediação imobiliária o papel do corretor vai além da conquista de mais uma comissão. Ele deve realizar uma negociação de forma neutra, encontrando para o comprador um imóvel dentro de suas condições e perspectivas, além de buscar as melhores possibilidades para o proprietário.
Se relacionar tanto com o comprador como com o proprietário é um desafio que merece atenção por parte do corretor para que ele consiga prestar um bom atendimento para seus dois clientes. Confira algumas dicas:
Preste um atendimento humanizado
Quando precisa-se de um imóvel para morar, uma pessoa busca um corretor no intuito de receber um atendimento personalizado que seja capaz de acelerar etapas e obter orientação segura durante todo o processo de compra.
Por outro lado, um proprietário que deseja vender uma propriedade procura um corretor também por segurança, mas principalmente por confiar em sua capacidade de negociação e da quantidade de clientes que seu histórico profissional é capaz de atrair.
Em ambos os casos, os clientes esperam um atendimento humanizado, onde eles possam ver suas perspectivas atendidas e suas interações respondidas em tempo hábil, para que seja possível as negociações avançarem ou não.
Não deixe de enviar propostas, de solicitar a avaliação do proprietário e de buscar condições favoráveis para ambos os lados. Um dos fatores que mais abala a credibilidade de corretores em sua capacidade de negociação é a falta de feedback para seus clientes. Não tome este caminho para ser um profissional de confiança.
Demonstre interesse pela intermediação
Um dos maiores receios de corretores de imóveis é de que compradores e proprietários entrem em contato, fato que pode gerar um negocio direto, sem a participação do intermediador. É este também um dos motivos pelos quais a localização é excluída nos anúncios imobiliários.
É claro que existem pessoas que desejam economizar o valor da comissão ou possuir um maior poder de barganha para comprar um imóvel. Mas o maior motivo pelo qual compradores e proprietários se aproximam é pela falta de agilidade no atendimento do corretor de imóveis.
Para evitar este incômodo, demonstre interesse pela intermediação. Por mais que ela esteja complicada. Se a proposta do comprador é fora da realidade, ofereça dados comparativos de outros negócios na região. Traga-o para a realidade, mas de uma maneira gentil e honesta.
Ao proprietário, não apresente apenas propostas, mas também relatórios de leads, de visitas, agendamento. Mantenha contato com ele constantemente. É no silêncio do corretor que os proprietários buscam outras empresas para vender seu imóvel ou ele mesmo encontra meios de fazer isso.
Atue de maneira neutra entre seus clientes
Por mais que você tenha bom relacionamentos com o comprador ou com o proprietário do imóvel, durante a intermediação o corretor deve tomar uma atitude neutra, sem tomar partido para um ou outro.
Respeitar os desejos de uma família de morar em um novo lar, da maneira com que sempre sonharam deve estar acima de qualquer desejo de comissão. Ter um leque de imóveis que possa atender a este cliente, deve ser um diferencial considerado tanto por compradores como por proprietários.
A atuação isenta do corretor de imóveis é uma postura que independe do tempo que ele tem de profissão. Ele deve entender a sua importância na realização de uma intermediação imobiliária assegurando um bom negócio para ambos os lados, conquistando assim, sua justa comissão.