Site Loader

Se você pretende investir na compra de uma propriedade, provavelmente já teve a dúvida: comprar um imóvel na planta, pronto ou usado, um imóvel econômico ou médio padrão ? De fato, as necessidades de cada pessoa é que determinam qual é a melhor opção, pois essa questão depende de diferentes fatores. Sendo assim, conhecer um pouco mais as vantagens de cada alternativa ajuda na hora de tomar a decisão.

Com benefícios que vão da tranquilidade de comprar uma propriedade nunca antes ocupada até a chance de utilização do padrão econômico, os imóveis na planta têm diversos atrativos. Saiba mais logo abaixo.

1 – Menos preocupações

Quando você adquire um imóvel já pronto deve verificar uma série de coisas, como a instalação elétrica e hidráulica, vazamentos, rachaduras nas paredes, estrutura da propriedade, documentação (verificar se tudo realmente está em dia) e várias outras questões. Já quando o imóvel é novo não há esse problema, é necessário apenas questionar a construtora sobre quais serão os materiais utilizados na obra e ter a certeza de que tudo estará novinho em folha.

2 – Valorização até a data da entrega

Diversas vezes, o imóvel começa estipulado em um valor, mas, conforme o bairro vai crescendo ou o setor imobiliário se aquece, ele fica cada vez mais valorizado. Essa é uma excelente vantagem, principalmente quando a compra será feita como investimento. Entretanto, para que você assegure que essa valorização aconteça, verifique quais são as melhorias de infraestrutura que o bairro está recebendo, como estações de metrô, escolas, shoppings, mercados, entre outros empreendimentos.

3 – É possível personalizar

Em um local pronto, quando o proprietário decide fazer uma mudança, ele precisa arcar com os custos da reforma, já no caso do imóvel na planta, é possível solicitar alguns ajustes, contanto que eles consigam ser encaixados no projeto. Algumas construtoras permitem que sejam escolhidos o piso, a instalação de bancadas e, até mesmo, a realização de alterações na planta.

4 – Valores mais acessíveis e facilidades no pagamento

Como o imóvel ainda está sendo construído, os valores tendem a ser menores, principalmente em épocas de crise, em que eles baixam para que as pessoas consigam comprar e o setor continue aquecido. Além disso, pela possibilidade de negociar diretamente com a construtora, o comprador pode conseguir um bom desconto, além de facilidades para realizar o pagamento.

5 – Tempo para planejar a mudança com calma

Mudar-se é algo que requer bastante planejamento, ainda mais quando a pessoa sai da casa dos pais, da sogra ou do aluguel. Isso porque é necessário verificar o trajeto para o trabalho, saber onde será a escola das crianças e realizar a transferência. Além de descobrir onde ficam os principais locais frequentados, incluindo mercearia, farmácia, hospitais, bancos, entre outros de frequência cotidiana.

6 – Possibilidade de usar o Programa Casa Verde e Amarela

O programa Casa Verde e Amarela possibilita o financiamento do valor do imóvel com taxas de juros bem abaixo do mercado e também pode ser usado para comprar uma propriedade na planta. Para utilizá-lo, basta que tanto o comprador como o empreendimento atendam a alguns requisitos. Atendidas essas exigências, e comprovado o direito a participar do Programa, é só fechar negócio e esperar a entrega do futuro lar, para poder desfrutar toda a evolução que acompanha ter um apartamento próprio.

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.