Todos os dias você acorda com um desejo de ter uma ideia inovadora que te tirará do sufoco se transformando no negócio da sua vida. Certo? Isso é mais normal do que parece. Afinal uma boa ideia é o começo de todo empreendimento de sucesso.
A primeira questão a se entender é que não existe uma fórmula mágica ou uma receita que faça com que as pessoas tenham boas ideias. Se existisse é bem provável que boa parte dos problemas do mundo estivessem resolvidos. Contudo, algumas estratégias podem te ajudar a ter insights surpreendentes. Abaixo, selecionamos algumas dessas técnicas, confira:
1 – Não tenha medo de errar
Muitas vezes nós sabotamos nossas ideias antes mesmo de termos coragem de dizê-las em voz alta. É preciso ter consciência de que não há ideia errada. Um dia um louco pensou que era possível criar uma máquina que poderia nos fazer voar. Se ele não tivesse levado a ideia a sério, não teria criado o avião. Não descarte uma ideia por parecer loucura ou absurdo. Inovações aparecem justamente quando pensamos fora da caixa. Permita-se viajar!
2 – Pense em soluções
Os negócios mais lucrativos normalmente surgiram a partir de um problema que precisava ser resolvido. Grandes empresas e startups são fruto da insatisfação de seus criadores com alguma atividade corriqueira. A Voopter, por exemplo, que compara preços de passagens aéreas e comercializa milhas, foi criada em meio a dificuldade de seu fundador de encontrar passagens baratas. Ou seja, foque nos seus problemas para criar soluções criativas. De preferência, anote tudo aquilo que te incomodar. Boas ideias podem surgir daí.
3 – Não pense em negócios
Antes de pensar na estrutura de um negócio, foque nas ideias e nas soluções dos problemas. A transformação dessas ideias em um negócio de sucesso fica para um segundo momento. Procure no seu trabalho, na sua rotina, com sua família e amigos quais as necessidades e problemas mais recorrentes. Uma boa pergunta é: Por que ninguém fez isso até hoje? Se alguém fizer isso eu compro na hora?
4 – Mantenha-se atualizado
Estar antenado é regra válida para todos os mercados. Nesse momento de mudanças recorrentes, sobretudo em função da tecnologia, tudo pode mudar a qualquer momento. Então, esteja ligado nas novas tendências e fique de olho até mesmo em áreas de atuação que não são suas. Muitas vezes, o que é muito comum em um segmento, pode ainda não ter sido explorado em outro. A SmartFit, por exemplo, incorporou a ideia de ter um botão em cada máquina para que os usuários conseguissem chamar os personal trainers. Essa ideia veio da indústria de aviação. Ela pegou uma ideia que já era comum em outro mercado e implementou em seu negócio, fazendo disso um diferencial.
5 – Reflita sobre o que você consome
Talvez o seu grande insight virá de uma ideia que já existe. É a velha máxima do “nada se cria, tudo se copia”. E não há mal nenhum em desenvolver melhor um negócio que já existe. Por isso, pense sobre as coisas que você consome, os produtos que você usa, os lugares que você frequenta. Há possibilidades de fazer melhor? Será que não há como pagar menos e oferecer um serviço de melhor qualidade? Se você consome, é sinal de que há um mercado pronto para consumir também o seu produto.
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Saudações,