Saber prospectar novos clientes é uma habilidade indispensável para qualquer profissional. Afinal, quanto maior for o número de potenciais locatários e compradores, maiores serão as possibilidades de negociações concluídas. Para isso, corretores de imóveis devem ser organizado, saber aproveitar todos os meios de contato com possíveis clientes e adotar uma atitude positiva em relação à prospecção.
1 – Não incluir a atividade de prospecção de novos clientes na rotina diária
Prospectar novos clientes é uma tarefa que pode exigir tempo. Muitas vezes, é necessário investir semanas ou até meses para fortalecer o relacionamento com o contato e torná-lo um cliente em potencial. É preciso fazer da atração de novos contatos uma atividade rotineira no seu trabalho, assim você tem tempo hábil para conquistar a confiança do potencial comprador aos poucos.
2 – Falta de organização no trabalho
Ter informações organizadas de contato, notas sobre conversas anteriores e demais dados de cada potencial cliente bem organizados é algo essencial para garantir um trabalho bem-feito. Assim, você sabe exatamente que contatos prospectar para cada novo imóvel que fica disponível.
3 – Manter um comportamento negativo em relação à prospecção de novos clientes
Se você vê a prospecção como algo chato e até incômodo para quem recebe as suas ligações e mensagens, é pouco provável que consiga manter esta atitude ou fazer um bom trabalho. Para que a atração de clientes seja bem-sucedida, o profissional precisa acreditar no que faz e ver a prospecção como uma busca por mais oportunidades que podem garantir melhores resultados nas suas vendas.
4 – Falas prontas e/ou montadas
Um erro comum é entrar em contato com os potenciais clientes com um script nas mãos. As pessoas têm necessidades diferentes e quanto mais você mostrar que entende isso, melhores serão os resultados alcançados.
5 – Não estar presente e desconsiderar os meios digitais
Hoje em dia é possível usar a internet e as redes sociais não só para encontrar uma boa quantidade de prospects, mas também para entrar em contato com esses futuros clientes.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto