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Saber prospectar novos clientes é uma habilidade indispensável para corretores imóveis. Afinal, quanto maior for o número de potenciais locatários e compradores, maiores serão as possibilidades de negociações concluídas. Para isso, corretores de imóveis devem ser organizado, saber aproveitar todos os meios de contato com possíveis clientes e adotar uma atitude positiva em relação à prospecção.

Essas são ações que ajudam a evitar que o profissional cometa alguns dos erros mais comuns na atração de clientes. Erros que podem comprometer o relacionamento com os seus potenciais clientes e – consequentemente – as suas vendas. Saiba mais:

 

  1. Não incluir a prospecção de clientes na rotina de trabalho

 

Prospectar novos clientes é uma tarefa que pode exigir tempo. Muitas vezes, é necessário investir semanas ou até meses para fortalecer o relacionamento com o contato e torná-lo um cliente em potencial. Por isso, é um erro deixar para prospectar apenas quando você tem imóveis disponíveis ou quando uma nova unidade está prestes a ser lançada. É preciso fazer da atração de novos contatos uma atividade rotineira no seu trabalho como corretor, assim, você tem tempo hábil para conquistar a confiança do potencial comprador aos poucos.

 

  1. Falta de organização

 

Como citado acima, estabelecer um relacionamento de confiança com o contato pode demorar algum tempo. Além disso, algumas vezes nenhum dos imóveis que você tem disponíveis são adequados para o potencial cliente naquele momento: mas isso não significa que não possa surgir algo ideal para ele no futuro. Ter informações de contato, notas sobre conversas anteriores e demais dados de cada potencial cliente bem organizados é algo essencial para garantir um trabalho bem-feito. Assim, você sabe exatamente que contatos prospectar para cada novo imóvel que fica disponível.

 

  1. Manter uma atitude negativa em relação à prospecção

 

Outra habilidade indispensável para corretores de imóveis, é a capacidade de manter e mostrar uma atitude positiva nos contatos com clientes e potenciais clientes. Se você vê a prospecção como algo chato e até incômodo para quem recebe as suas ligações e mensagens, é pouco provável que consiga manter esta atitude ou fazer um bom trabalho.

 

Para que a atração de clientes seja bem-sucedida, o corretor precisa acreditar no que faz e ver a prospecção como uma busca por mais oportunidades que podem garantir melhores resultados nas suas vendas.

 

  1. Falas prontas

 

Mais um exemplo de erro comum é entrar em contato com os potenciais clientes com um script nas mãos. As pessoas têm necessidades diferentes e quanto mais você mostrar que entende isso, melhores serão os resultados alcançados. Assim como o atendimento, a prospecção também deve ser personalizada. Durante a conversa, tente identificar as necessidades específicas de cada contato, para, então, oferecer soluções que façam sentido para aquele cliente em potencial.

 

  1. Ignorar os meios digitais

 

Já foi o tempo em que a prospecção só podia ser feita pessoalmente ou por telefone. Hoje em dia, é possível usar a internet e as redes sociais não só para encontrar uma boa quantidade de prospects, mas também para entrar em contato com esses, quem sabe, futuros clientes. Não desperdice oportunidades: use a internet a seu favor para identificar e atrair novos clientes.

 

 

 

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.