Dominar técnicas de venda é uma tarefa que exige dedicação e estudo. E isso vale para o processo de venda de qualquer bem. No entanto, a venda de imóveis, especialmente, exige um conhecimento ainda mais profundo e uma habilidade muito específica. Afinal, a venda de um imóvel carrega consigo outras expectativas que vão muito além da troca de dinheiro por um bem material. Há pessoas que lutam pela casa própria por toda a vida ou que se planejam por anos para adquiri-la. Por isso, é preciso ter ainda mais responsabilidade.
Considerando tudo isso, para obter sucesso nesse negócio, o corretor de imóveis precisa ser autoconfiante, ter a estratégia adequada e sobretudo estar sempre pautado na verdade. Para te ajudar nisso, selecionamos algumas técnicas infalíveis para te ajudar a vender mais e melhor. Veja:
Conheça muito bem sua carteira de imóveis
Como vender com facilidade um produto que você não conhece? Impossível, certo? Cada imóvel tem potencialidades e deficiências específicas, por isso, faz parte do trabalho do corretor conhecê-las muito bem. Assim, ele conseguirá apresentar aos clientes os imóveis que atendam às suas necessidades e que tenham mais afinidade com seu perfil.
Por exemplo: um imóvel pequeno localizado em um grande centro urbano, rodeado de prédios comerciais, pode não ser ideal para uma família grande que busca tranquilidade, mas pode se encaixar perfeitamente no perfil de um jovem, recém formado, em busca de uma localização mais central.
Use argumentos reais
A mentira tem perna curta. No caso das vendas, a máxima é ainda mais verdadeira. Afinal, o processo de negociação passa pela confiança do cliente no vendedor. Logo, não minta nem omita informações. Como dissemos no tópico anterior, há perfis diferentes de imóveis e também de clientes. Você não precisa dizer que o apartamento tem mais metros do que tem de verdade apenas para vender. Provavelmente, esse imóvel caberá perfeitamente nas expectativas de um outro comprador. Lembre-se, ao vender um imóvel, você é agente ativo da realização do sonho de alguém. Não seja displicente.
Vá além do óbvio
Demonstre conhecimento para o cliente apresentando informações para além das obviedades. Pesquise características importantes e pouco mencionadas sobre o imóvel. Saiba o valor de mercado real do empreendimento, esteja a par da planta do imóvel, do valor médio de aluguel da região, além das potencialidades da área.
Veja se há previsão de obras públicas que podem valorizar a região, como viabilização de linhas metrô ou a ampliação de avenidas. Esteja sempre informado! Estar munido dessas informações transmite confiança ao cliente e ainda contribui para que os seus argumentos sejam ainda mais convincentes.
Desperte sentimentos positivos em seu cliente
O processo de compra de qualquer bem passa pela emoção. Certamente o cliente comprará aquilo que fizerem seus olhos brilharem. Os argumentos racionais acabam ficando em segundo plano, apenas para concretizar aquilo que já está decidido. Por isso, foque em imóveis que transmitam esses bons sentimentos. Olhe para o seu cliente e pergunte: “Você se vê morando aqui?”. Pode acreditar, o prazer de estar em um lugar que desperta bons sentimentos não tem preço.
Colocando em prática essas técnicas certamente você terá mais sucesso em suas vendas! E lembre-se a Escola Técnica Britto Consultoria & Negócios tem cursos que poderão te capacitar ainda mais para o mercado de trabalho.
Saudações,