Uma boa gestão é um ponto determinante para que qualquer empresa alcance sucesso.
Mas isso não é exatamente uma tarefa fácil, não é mesmo?
Afinal, uma escolha inadequada poderá trazer prejuízos à sua organização.
Por isso, listamos 4 técnicas de gestão empresarial que realmente dão resultados e que merecem sua atenção.
1- Gestão à Vista
A Gestão à vista é uma das técnicas de gestão empresarial mais importantes quando o assunto é melhorar o engajamento dos colaboradores de uma organização.
Conhecer o projeto como um todo:
Com acesso a todas as informações necessárias, os colaboradores terão profundo conhecimento de suas tarefas.
Poderão acompanhar o desenvolvimento das atividades e entender os projetos profundamente.
Assim, será mais fácil fazer planejamentos, se adaptar a mudanças e garantir maior integração.
Melhorar o trabalho em equipe:
Ao tornar as tarefas e resultados do time mais integradas, a sintonia do grupo aumenta, tornando o trabalho em equipe muito mais eficiente.
Afinal, sem um grupo conectado e unido, nenhuma empresa consegue prosperar, de fato.
Avaliar resultados:
É possível ter um entendimento mais claro sobre o desempenho da empresa e de seus colaboradores, individualmente.
Torna-se mais fácil identificar acertos e possíveis falhas e introduzir mudanças ou dar continuidade àquilo que está dando certo.
Funcionários mais engajados:
Com uma melhor ideia de tudo o que está acontecendo em seus projetos, os colaboradores apresentam um maior sentimento de responsabilidade com as atividades realizadas.
Sentem-se como partes essenciais de um projeto construído em conjunto.
O resultado não é apenas uma equipe mais unida, mas funcionários mais engajados, enxergando o impacto verdadeiro de suas ações.
2- Gestão de resultados organizacionais
Criada em 1950 por Peter Drucker, o “pai da administração moderna”, essa é uma das técnicas de gestão empresarial que merece sua atenção.
O modelo prega que todos os colaboradores da organização devem ter os resultados como foco principal de suas ações.
Cria-se um ambiente de negócios em que todos estão orientados em buscar as metas estabelecidas e não apenas focados nos processos.
Quais as vantagens?
- Objetivos claros: ao estabelecer resultados de maneira conjunta e bem definida, o foco é muito maior. Conseguir bater tais metas se torna bem mais fácil.
- Equipe mais integrada: com todos atuando de acordo com objetivos comuns, a integração e comunicação entre os colaboradores melhoram.
- Engajamento: quando as pessoas sentem que são responsáveis pelo andamento de um projeto, se sentem “donas de seu próprio negócio”. Resultado? Maior comprometimento, motivação e engajamento nas atividades.
- Aumento de produtividade: profissionais engajados, trabalhando em equipe e com metas compartilhadas bem definidas, só pode resultar no aumento da produtividade e da empresa.
3- Gestão de KPIs
Os chamados KPIs (Key Performance Indicators), ou indicadores chave de desempenho, auxiliam uma das técnicas de gestão empresarial mais conhecidas e utilizadas.
Alguns dos indicadores mais comuns nas empresas são:
- Produtividade (ex:produtividade hora/colaborador);
- Qualidade (ex: quantidade de defeitos);
- De capacidade (ex: quantidade que uma máquina embala produtos por dia);
- Estratégicos (ex:como a empresa se encontra em relação a suas metas).
4- Gestão de Performance Corporativa (CPM)
Como o próprio nome sugere, a gestão de performance corporativa irá ajudar em uma atividade fundamental para qualquer empresa: monitorar e comparar resultados de processos.
Quais as vantagens?
- Dados profundos: ao fornecer dados mais profundos, a empresa terá uma perspectiva mais realista do andamento de seus processos. O gestor consegue repassar aos colaboradores todas as diretrizes mais adequadas.
- Maior eficiência: com as diretrizes bem definidas e acertadas com a estratégia da empresa, os colaboradores ficam mais cientes de suas responsabilidades e mais eficientes.
- Planejamento orçamentário: ao reunir informações importantes também sobre fatores financeiros da empresa, o CPM auxilia no planejamento orçamentário, facilitando a redução de custos e de riscos.
- Avaliação de desempenho: ao apontar dados de desempenho da organização, é possível identificar problemas e a necessidade de ações corretivas, em busca da melhoria contínua.
Essas 4 técnicas de gestão empresarial são importantes para empresas dos mais variados portes e setores de atuação.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto