Quem estiver bem-informado saberá identificar uma oportunidade única. O tempo de venda está maior atualmente, então, é possível pesquisar mais sobre a construtora, antes de fechar, e comprar com segurança.
1 – Construtora
Investigar seu histórico é um bom início. A recomendação básica é iniciar a consulta pelo Procon e pelo site Reclame Aqui”.
2 – Localização
Analise se o bairro é bom. Quando chove, alaga? Como é o trânsito local? Visite-o à noite para saber se é bem iluminado, veja as opções de serviços e mercados próximos, se há fácil acesso a transporte público. Verifique ainda se o imóvel está virado para a face norte, se receberá luz natural quando for construído e se o local tem potencial de valorização, com futuros projetos de melhorias na infraestrutura.
3 – Negociação
Ao contrário do que se pensa, ela começa meses antes do lançamento do imóvel. Isso porque, após o lançamento, o tempo para pensar é curto, principalmente se o imóvel estiver dentro de um preço justo. Desconfie, na negociação, de artimanhas exageradas no plantão de vendas.
4 – Memorial Descritivo
É importantíssimo saber o que o imóvel oferece. A metragem exata e a qualidade dos acabamentos, por exemplo, são descritas nesse documento oficial, e às vezes, escondidas em asteriscos dos panfletos de vendas. Evite comprar de construtoras que não primam pela qualidade.
5 – Entrada
Prepare-se desde já. É preciso ter nada menos que 40% até a entrega das chaves, contando com o saldo no FGTS. Se não chegar a esse valor, terá dificuldades para que o financiamento imobiliário seja aprovado.
6 – Contrato
Todas as condições acordadas na proposta e verbalmente no plantão de vendas devem estar nesse documento. Peça a ajuda de um advogado para evitar pegadinhas. O profissional vai verificar as condições de pagamento, reajustes e prazo de entrega, entre outros.
7 – Decorado
Só faça essa visita depois que decidir que a compra é viável. A visita ao decorado não passa de um apelo de vendas, que leva à compra por impulso. Ao chegar lá, tenha em mente: que se trata apenas de uma sugestão da construtora, não é o que você vai receber. Cheque a profundidade de espaços para os armários; veja se o espaço do aquecedor no lavabo está previsto; e avalie a altura da laje.
8 – Atrasos
Sim, é possível se precaver deles. No contrato, o prazo de entrega deve estar bem claro, mas, além dele, veja se há cláusula de prorrogação por mais 180 dias para entrega. Após esse tempo, o ideal é que conste uma multa por atraso.
9 – Condições de pagamento
É importante checar as formas de pagamento oferecidas, as parcelas e a incidência de juros, antes de fechar negócio. De olho nisso, calcule bem. Nada de comprometer mais de 30% da renda total da família com o novo apartamento.
10 – Financiamento Imobiliário
É preciso avaliar antes se você pode fazer o financiamento imobiliário. Muitos compradores não têm condições de obtê-lo por não conseguirem comprovar renda na hora de receber o bem. Por fim, devolvem o imóvel.