Avaliar um imóvel requer metodologia, para que a análise seja feita de forma objetiva e não leve em consideração aspectos pessoais do responsável pela tarefa. Os métodos são diversos, assim como as variáveis e fatores que irão determinar esse valor. Vale lembrar que cada imóvel é único e possui suas próprias características.
Entretanto, os aspectos mais comuns, presentes nas avaliações de imóveis são:
Infraestrutura
A infraestrutura é um aspecto que se enquadra tanto no ambiente interno quanto externo na avaliação de imóveis. Isto é, tudo aquilo está dentro dos limites do lote do imóvel, bem como o que está no ambiente que o envolve, respectivamente. Isso porque, questões como uma boa pavimentação da localização em que o imóvel está situado, bem como a presença de áreas de lazer, terão influência direta na precificação. Existem também outros critérios que podem exercer essa influência. Pensando nisso vamos destrinchar quais aspectos de infraestrutura que devem ser avaliados.
Lazer e entretenimento
O primeiro ponto que gostaríamos de destacar é a questão da área de lazer. Como o imóvel trata-se do ambiente em que a pessoa vive, a presença de espaços de lazer certamente terão influência no valor e no processo de decisão do comprador. Isso diz respeito, por exemplo, a presença de:
- Piscina;
- Churrasqueira;
- Quadras;
- Espaço para crianças;
- Academia;
- Salão de festas e muito mais.
Além do que o ambiente interno pode oferecer, o ambiente externo também é capaz de influenciar no lazer, como por exemplo, se o imóvel estiver localizado próximo a clubes e praças. Até mesmo o fato do bairro em que o imóvel está situado for propício para a prática de exercícios, como andar de bicicleta ou correr, pode influenciar em sua valorização.
Segurança
Algo de extrema importância para qualquer morador é a questão de o quão seguro sua moradia é. Viver de forma tranquila é, acima de tudo, viver em um ambiente em que você tem certeza de que nada de mal pode acontecer com você. Sendo assim, quanto mais o imóvel for capaz de oferecer essa realidade, maior será o seu valor de mercado. Dessa forma, é preciso ter em mente que os seguintes critérios têm influência na valorização do imóvel:
- Sistema de segurança;
- Portaria;
- Câmeras de segurança, entre outros.
Fatores externos
Percebemos que o termo “infraestrutura” se estende tanto ao ambiente interno quanto externo, mas não podemos ignorar algumas peculiaridades que são exclusivas do ambiente externo em si.
Comércio e lazer
Já esclarecemos que muito do que influencia na precificação do imóvel são as características do ambiente que o envolve. Além do que já foi falado, existem várias outras peculiaridades de um bairro que podem afetar diretamente a valorização, uma delas é a proximidade a comércios. Portanto, é importante analisar o entorno comercial do imóvel, avaliando sua proximidade a:
- Shopping centers;
- Mercearias;
- Supermercados;
- Oficinas;
- Escolas.
Localização e deslocamento
O local em que o imóvel está situado, diz muito sobre como será viver ali e, por consequência, tem influência no valor do imóvel em questão. Pensando nisso, devem ser avaliadas questões como:
- Criminalidade na região;
- Proximidade a alguma delegacia, hospital ou qualquer outro serviço de emergência;
- Saneamento básico;
- Nível de poluição sonora.
Outra questão importante é a acessibilidade ao bairro. Para isso é mais fácil se fazer algumas perguntas que podem ou não influenciar na avaliação de imóveis, entre elas:
- Para o comprador, é melhor morar em uma região central ou em uma região mais afastada?
- Como é a poluição sonora na região? É um imóvel que é afetado pelos sons de uma via muito movimentada?
- O quão fácil é acessar o bairro? Como são as principais vias?
- Caso necessário, é um imóvel com fácil acesso às principais linhas de transporte público?
Muitas dessas características vão alterar o valor do imóvel, mas algumas delas dependerão do valor percebido pelo público que você deseja alcançar. Suponhamos um imóvel em um bairro nobre. Neste caso, é bem provável que seu público tenha carro, portanto, o acesso às principais linhas de transporte público não é algo que terá tanta influência no valor quanto em outras regiões. Por outro lado, o número de vagas disponíveis terá peso tanto no valor quanto na decisão de compra.