São diversos os critérios que influenciam o preço de seu patrimônio. A seguir, acompanhe a lista com cada um deles:
Localização
Geralmente, cada bairro possui um preço médio por metro quadrado, com base em suas características e no perfil dos moradores. Mas também podemos encontrar diferenças de valor dentro do mesmo bairro.
Idade do imóvel
Imóveis novos, que nunca foram ocupados, custam mais do que aqueles que já foram ocupados ou estão na planta.
Veja as principais causas de despesas com a reforma de apartamentos antigos:
Rede elétrica – a quantidade de eletrodomésticos e eletrônicos que utilizamos atualmente é muito maior do que há alguns anos.
Rede hidráulica – imóveis antigos muitas vezes possuem canalização formada por tubos de ferro galvanizado, que enferrujam.
Elevador – prédios antigos podem não contar com elevador, dificultando a acessibilidade de pessoas idosas ou com deficiência física, por exemplo.
Cupins – nos centros urbanos com pouca arborização e intensa impermeabilização do solo, os cupins perderam seu hábitat e seus predadores naturais, bem como sua fonte de alimento.
Fachada e áreas comuns – O estado de conservação da fachada e das áreas comuns de um condomínio também influencia o valor do imóvel.
Infraestrutura do condomínio – O valor de um apartamento aumenta consideravelmente se o condomínio conta com áreas de lazer como piscina, academia, salão de festas, espaço gourmet e playground.
Segurança
As altas taxas de criminalidade estão tornando os itens de segurança em condomínios cada vez mais procurados.
Orientação solar
A incidência de luz solar proporciona economia de energia elétrica, conforto térmico e combate ácaros e mofo. Por isso, é um fator importante na hora de precificar o imóvel.
Vista
Um apartamento com vista panorâmica, vista para o mar ou outro cenário atrativo é mais procurado e valorizado.
Varanda
A varanda, principalmente a varanda gourmet, é uma tendência no mercado imobiliário.
Vaga na garagem
A existência de garagem é fator importante para estabelecer o preço de um imóvel.
Andar
Quanto mais alto é o andar em que está situado, mais valorizado é o apartamento.
Tecnologia
Condomínios que contam com wireless, cabos para televisão e sistema de automação custam mais.
Tamanho
As transformações urbanas e o estilo de vida moderno têm influenciado o tamanho dos apartamentos e forma como avaliar um imóvel. Mas as unidades habitacionais grandes continuam mais caras.
As causas do encolhimento dos imóveis são várias. Nos centros urbanos, há cada vez menos espaço, fazendo com que os prédios sejam menores. As construtoras estão construindo mais unidades por empreendimento. As famílias também estão menores.