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Os Stories do Instagram surgiu em 2016. E em dois anos já são mais de 300 milhões de usuários ativos. E com eles, oportunidade de fazer novos negócios

A forma de fazer marketing mudou muito em menos de 10 anos. As redes sociais se tornaram uma das principais oportunidades de vender. Mas, diferentemente das mídias tradicionais, é preciso conhecer bem o cliente, como ele se relaciona, o quão digitalizado ele é, quais suas preferências e seus hábitos.

Possuindo esses dados, torna-se possível inovar e aproveitar as ferramentas que estão na palma da nossa mão.

Qual o seu nicho de mercado no mercado imobiliário?

Entender qual é o seu nicho sempre foi importante. Para montar uma estratégia que traga resultados, é fundamental tanto conhecer bem quem é seu público, quanto suas preferências.

Os Stories do Instagram já são usados no mercado imobiliário, mas ainda há dúvidas de como usar esse recurso da maneira adequada. A boa notícia é que, apesar de não ser um campo totalmente explorado por este mercado, os dados apontam que há um potencial enorme, pronto para ser aproveitado. Veja alguns:

No stories:

  • 63% dos usuários são mulheres;
  • 58% dos usuários possuem idade média entre 16 a 49 anos;
  • 86% dos usuários aprovam os Stories;
  • Os horários de pico são entre 8h e 17h.

No mercado imobiliário:

  • 61% dos interessados são mulheres;
  • 36% dos interessados possuem entre 25 a 34 anos;
  • 22% dos interessados possuem entre 34 a 44 anos;
  • Os horários de pico de buscas são às 8h, 12h, 16h e 20h.

Como pode perceber, a semelhança entre os públicos é grande. Por isso, se a ferramenta for bem aproveitada, é possível fazer dela uma grande oportunidade de gerar venda.

Plano de ação para vender imóveis

Depois de compreender seus dados e entender a aderência do seu público, é preciso planejamento para lançar seu imóvel nos Stories.

  • Formato: É preciso encontrar o formato adequado para seu público. Qual formato gera mais engajamento? Hoje, o Stories do Instagram possui vários formatos disponíveis. Vale a pena fazer o teste e entender qual a preferência do seu público.
  • Localização: Possui empreendimentos em mais de um estado? Faça peças diferentes para empreendimentos diferentes. É importante buscar o argumento que convença os mais diversos tipos de clientes.
  • Call to action: Induza o engajamento do seu público. Sempre pergunte algo a ele. Se ele tem uma opinião ou alguma dúvida. Quanto mais interação houver, mais relevante se tornará seus Stories e, consequentemente, alcançará mais pessoas.
  • Links: O que acontece quando o usuário clica no seu link? Faça uma chamada atrativa e abuse do recurso. Cada clique também gera engajamento, tornando seu conteúdo visível para ainda mais pessoas.
  • Edição: Você pode montar seus Stories com artes prontas ou usar os recursos de edição do próprio Instagram. O importante é criar vídeos ou imagens convidativas, com base no perfil do seu público.

Acompanhar a realidade

O comportamento do consumidor mudou. E fazer o que era feito há 10 anos não vai trazer resultados diferentes. É cada vez mais complexo levar o cliente para o estande, para dentro da imobiliária ou incorporadora.

Hoje, o consumidor entende que está no centro de tudo e sabe que há diversos meios para ele chegar ao que quer comprar. Ele pesquisa muito, questiona muito e usa canais específicos para absorver as informações que busca. É preciso ser transparente, criativo e abandonar os discursos prontos.

Por último, não deixe de mostrar seu propósito, que é ajudar àquela pessoa a conquistar um sonho. A maioria das pessoas só compram um imóvel na vida. Então, trata-se de um momento único. O profissional tem que pensar além da comissão e entender que, naquele momento, ele faz parte da vida de alguém.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.