Ainda é uma prática comum deter-se ao tipo de alvenaria da vedação externa quando falamos do Desempenho Acústico das Paredes Externas.
Mas considerando que estas são compostas por 2 grandes sistemas, alvenaria e caixiho precisam ser ponderados nas decisões de projetos sob vários fatores:
- Quando falamos do Desempenho da Vedação Externa estamos falando do todo. Desta forma uma parede composta de alvenaria em bloco de concreto de uma determinada espessura, preenchida e assentada com determinado tipo de argamassa, tem um comportamento específico em relação ao quanto “segura” de ruído e o quanto é capaz de manter a temperatura interna adequada no verão e no inverno em relação à temperatura externa.
- Igualmente importante é a esquadria que compõe esse sistema, e a análise em relação à esse aspecto começa na dimensão do caixilho. Sim! Porque pela lógica num sistema de vedação externa composto de uma parede de 12m2 onde consta um caixilho de 2m2, é claro que a contribuição do caixilho no sistema é muito menor que a da alvenaria. Ou seja, ao utilizarmos um sistema de vedação com uma alvenaria com potencial de atendimento de 35dB, o caixilho não precisará ter um desempenho elevado pela contribuição menor em área.
Ao contrário, num ambiente onde a vedação é composta majoritariamente por uma pele de vidro, essa esquadria precisará apresentar o desempenho para atender os 35db sozinha, o que pode implicar na utilização de perfil mais robustos.
- Nem sempre o que apresenta bom desempenho acústico apresenta bom desempenho térmico!
Acusticamente a vedação externa precisa bloquear o ruído externo, ou seja, uma regra geral impactada somente pelo nível de ruído a ser considerado.
Já para o Desempenho Térmico, outras questões precisam ser consideradas, como por exemplo a inércia térmica dos matérias, as cores das fachadas, o sombreamento destas e principalmente a Zona Bioclimática do empreendimento. Porque o que é necessário para manter o conforto do ambiente no estado de Santa Catarina é completamente diferente no Pará.
Da mesma forma em relação às esquadrias principalmente ao tipo de vidro, que pode refletir mais o menos o calor e a luz.
Com isso, precisamos estar atentos na concepção do projeto com uma abordagem sistêmica e localizada em relação ao Desempenho desejado para a edificação!
No próximo post vamos fazer um comparativo do desempenho de caixilho em relação à área de alvenaria de uma vedação externa!