Site Loader

Separamos para você informações sobre o funcionamento da avaliação imobiliária e alguns cuidados você deve tomar neste momento tão importante.

Quais os problemas de uma má avaliação?

A falta de conhecimento no momento da avaliação do imóvel pode se tornar um grande problema. Valores discrepantes não são tão incomuns no mercado. Principalmente para vendedores de primeira viagem, pode ser difícil entender os fatores e métodos de precificação.

A avaliação de um imóvel é bastante única. Unidades no mesmo condomínio podem ter valores muito distintos. O caso de estarem em andares diferentes, com um posicionamento em relação ao sol, ou estados distintos de conservação, são alguns exemplos. Essa singularidade torna a tarefa sempre mais difícil!

Se você coloca um preço muito acima do ideal, é muito provável que os compradores sejam afugentados. O resultado é o aumento do prazo requerido para concretizar a venda, ou mesmo sua total inviabilidade. Valores muito baixos podem denotar uma venda forçada, ou mesmo levar os compradores a desconfiar de que algo está errado com o seu imóvel – ainda que não esteja!

Contratar peritos para os trabalhos pode ser uma solução?

O investimento para a contratação de um perito é uma das opções a considerar. Ele tem custo relevante, mas será uma fonte confiável de informação. Em alguns casos, como no financiamento de um imóvel, é um requisito obrigatório das instituições financeiras que haja um laudo reconhecido de avaliação.

Contudo, como essa contratação envolve uma quantia considerável, você pode optar por utilizar também as referências fornecidas pela imobiliária e corretores, ou mesmo tentar seguir, por sua conta e risco, uma das metodologias abaixo.

Lembre-se sempre: a tarefa de avaliação é mais complexa na medida em que as referências são escassas.

Quais são os métodos de avaliação de imóveis mais utilizados?

Método Comparativo Direto de Dados de Mercado

É o mais utilizado, principalmente se o seu caso é de imóveis residenciais ou comerciais. É uma comparação direta da sua propriedade em relação a dados relevantes do mercado imobiliário. Caso você escolha esta opção, é importante que identifique os fatores mais relevantes de apreciação ou depreciação da sua casa ou apartamento.

Método Evolutivo

Utilizado para imóveis com escassez de ofertas no mercado, é o que envolve a soma dos valores dos componentes do bem. Geralmente se utiliza o CUB (Custo Unitário Básico), que determina um custo mensal por metro quadrado de construção de determinado projeto padrão.

Método da Capitalização de Renda

É uma avaliação feita com base no valor de renda que será gerado com a propriedade, como o aluguel, por exemplo. É mais usado para imóveis comerciais, como lojas, agências bancárias, hospitais, universidades e semelhantes.

Método Involutivo

Método mais utilizado para construtoras e incorporadoras. Consiste numa precificação realizada com base no aproveitamento do terreno, na sua viabilidade técnico-econômica. A ideia aqui é comparar potenciais rendimentos que a construtora ou incorporadora terá com diferentes alternativas de ocupação do espaço.

Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis

Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.