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Não é algo assim tão complicado, pois as melhores armas de marketing não custam nada e dão ótimos resultados. Às vezes, bastam práticas simples que todos conhecem, mas nem sempre praticam – apenas os bem-sucedidos. E estas pequenas verdades podem ajudar o empresário da construção civil.

 

Acompanhamento – Em todas as etapas do processo, jamais esqueça do cliente. Lembre-se que o acompanhamento é uma enorme vantagem. Somente os bem-sucedidos acompanham os clientes mesmo no pós-venda, até porque nenhuma venda é a última. E é assim que se conquista fidelização e credibilidade.

Contato pessoal – A propaganda representa apenas 1% do marketing de vendas. O contato no dia a dia é o que realmente fará diferença. Nada substitui um contato pessoal e caloroso. Os clientes procuram bons serviços e bom atendimento e não querem ser tratados com impessoalidade.

Demonstrar o produto
 – É importante demonstrar da melhor forma os produtos ou serviços da construtora, deixando os clientes vê-los, tocá-los ou degustá-los, se for o caso. Para eles, informação é fundamental e quanto mais eles virem e sentirem os produtos, melhor.

Facilitar os pedidos de compra – Quanto mais a construtora agilizar a transação, mais os clientes comprarão. E isso não vale só para a compra em si: deve-se ser ainda mais ágil nas solicitações especiais de trocas de mercadorias. Com isso, ganha-se muitos pontos.

Fazer amigos – Os laços de amizade criam lealdade. O empresário pode e deve ser amigo dos fornecedores, funcionários, clientes e, porque não, até dos concorrentes. Mas sempre fazendo isso com sinceridade, gerando transparência e solidariedade. Em momentos de crise, é quando mais nos aproximamos dos amigos, buscando e oferecendo ajuda.

Comodidade – Esta é uma regra básica e essencial: ser a solução para os clientes e não um problema. Para isso, tente sempre facilitar a entrega dos produtos, a cobrança, ofereça opções de crédito, escolha e troca de itens. Os clientes serão gratos por isso. E voltarão a procurar a empresa.

 

Motivação – Agir entusiasticamente faz com que este ânimo contagie a todos, desde os funcionários ao público externo. Deve-se estar sempre prevenido contra a desmotivação, pois esse é o inimigo interno mais perigoso de todos.

Satisfação do cliente – O empresário precisa ter sempre em mente que sua principal tarefa é fazer os clientes felizes. Só assim eles farão propaganda sua e de sua construtora. E esta é a propaganda mais barata e valiosa do mundo. Clientes satisfeitos geram referências de valor incalculável. São eles que, de fato, vendem para a empresa. Então, desejamos que todos consigam fazer seus clientes dizerem “Uau!” e boas vendas!

Autor do Post: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.