Alguns fatores externos podem valorizar ou desvalorizar a venda ou locação do seu imóvel. Apesar deles não serem controláveis, é importante ter ciência sobre eles para desenvolver estratégias mais inteligentes.
Economia
O mercado imobiliário, basicamente, funciona com uma premissa simples: quanto mais procura, maior a valorização. Em momentos de economia instável, investidores tendem a recorrer a setores mais sólidos, como é o imobiliário. Principalmente porque esse é um mercado em que o rendimento não vem apenas por meio de vendas, mas também por aluguéis e a valorização natural dos imóveis.
Outro fator econômico é a taxa básica de juros, conhecida como Selic. Basicamente, a Selic influencia todas as taxas de juros do país, seja de empréstimos de banco, seja o valor recebido em aplicações financeiras. Com taxas de juros mais baixas, as pessoas podem optar por financiamentos de imóveis com valores mais acessíveis, ou seja, compram mais imóveis, aquecendo a economia.
Localização
A localização é um dos principais fatores que podem valorizar um imóvel. Por mais que a localização de um imóvel à primeira vista não seja atrativa, é possível destacar atributos positivos ou que combinem com um estilo de vida específico. Pesquise sobre os arredores, se existem escolas, hospitais, parques, mercados ou até mesmo boas estradas ou transporte público fácil para chegar em outras localidades relevantes.
O mesmo vale para lugares conhecidos por assaltos e outros crimes. O comprador precisa estar ciente dessa questão, mas também de outros atributos que a localização pode fornecer, como por exemplo, preço mais acessível.
Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis