Ter apenas um site para imobiliária ou corretor de imóveis já não basta, muitos clientes têm o primeiro contato com a imobiliária usando a internet. Eles acessam o site ou um portal imobiliário, procuram imóveis dentro das suas necessidades e, quando encontram algo interessante, realizam um contato.
Para aumentar estas chances de contato, é importante que o seu site imobiliário apresente todos os elementos que farão seus clientes terem uma experiência única. Saiba quais são eles:
1 – Apresentação da empresa
Quando um cliente visita a página de uma imobiliária ou corretor de imóveis pela primeira vez, de cara ele já deve ter uma boa recepção, por isso, mantenha seu site limpo, sem cores extravagantes, banners que tirem a atenção do real foco do seu site: vender imóveis.
2 – Filtros de pesquisa
Quanto mais filtros disponíveis, maior é a probabilidade que o cliente encontre exatamente o que precisa.
3 – Busca
A área ideal para este campo é na parte superior ou à direita do site – um espaço visível e acessível.
4 – Formulário “Fale conosco”
Também é preciso facilitar a comunicação do possível cliente com a imobiliária. Uma excelente maneira de fazer isso é incluindo formulários na página de cada imóvel. É bacana colocar campos como: nome, e-mail, telefone, preferência de contato (por e-mail ou telefone) e preferência de período para contato.
5 – Rapidez de navegação
Se as páginas de sua imobiliária demoram muito para carregar, o cliente ficará impaciente e é grande a probabilidade que ele procure outros portais. Verifique a velocidade de carregamento do seu site: o ideal é que as páginas demorem, no máximo, três segundos para carregar.
6 – Design responsivo
Cada vez mais pessoas usam dispositivos móveis para acessar a internet. Por isso, é essencial que o seu site possua design responsivo, ou seja, que se adapte automaticamente a largura de tela de diferentes plataformas. O design responsivo:
- Redimensiona as imagens;
- Oculta funcionalidades que não têm utilidade no dispositivo;
- Adapta botões e links.
7 – Design intuitivo
Também é preciso garantir a usabilidade do site. Para isso, seu portal deve ser organizado e intuitivo. Elementos importantes devem estar em destaque, as letras devem estar em um tamanho que facilite a leitura e os botões devem permitir que o internauta saiba, intuitivamente, onde deve clicar para mudar de página ou para saber mais sobre determinado imóvel, por exemplo.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto