Site Loader

O cálculo de depreciação de imóveis é indispensável na hora de avaliar o atual preço de um empreendimento, apartamento, casa e até de um terreno. Existem algumas maneiras de realizar esse cálculo e alguns fatores que influenciam diretamente na desvalorização de imóveis.

Qual é o conceito de depreciação?

A depreciação é o processo de perda de valor de um bem conforme o passar do tempo. A depreciação de imóveis, especificamente, leva em consideração muitos fatores e pode ser mais lenta ou mais rápida dependendo de condições internas e externas. Veja agora os principais fatores que interferem nessa percepção de valor.

1 – Estado de conservação do imóvel

Com o passar dos anos e o tipo de utilização do imóvel, é natural que o mesmo passe por desgastes, que podem ser naturais ou acentuados por má preservação. 

Acabamentos mal conservados, danos ao sistema elétrico e hidráulico, ferrugem, mofo e até uma decoração muito ultrapassada podem contribuir para a depreciação de um imóvel.

2 – Localização do imóvel ou terreno

As mudanças que ocorrem no entorno do imóvel influenciam diretamente em seu valor, tanto para cima quanto para baixo. Aumento na taxa de criminalidade, riscos ambientais, poluição sonora, baixa iluminação pública e até mudanças relacionadas ao município influenciam na depreciação de terrenos, edifícios e imóveis.

3 – Tipo do imóvel e do seu uso

Dependendo do tipo de bem que será comercializado, a depreciação é diferente. Geralmente apartamentos têm maior desvalorização que casas, por conta da dificuldade de manutenção de sistemas gerais; assim como casas de alto padrão também exigem maiores investimentos em conservação. 

4 – Documentação e obrigações fiscais

Na hora de fazer o contrato de compra e venda é essencial que o imóvel esteja com toda a documentação regularizada, como o RGI (Registro Geral do Imóvel) e escritura; além de estar em dia com o pagamentos dos tributos. 

5 – Momento econômico e condições de mercado

Mudanças na economia local, do país ao município, interferem diretamente na demanda por imóveis; assim como as taxas de juros para financiamentos imobiliários também flutuam de acordo com o momento político e econômico. 

Saiba Mais: https://www.brittoempreendimentos.com.br/avaliacaodeimoveis

 

Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.