A educação empresarial ainda está se desenvolvendo. É natural que grandes corporações puxem a fila desse tipo de ação, mas nada impede empresas menores de adotarem a estratégia também.
Sabemos que empregadores e trabalhadores frequentemente sentem que a conexão entre sala de aula e o trabalho poderia ser mais forte, sem necessariamente deixar a teoria de lado. Às empresas, é possível fazer algo a respeito disso: adotar a educação corporativa.
Ao criar seu próprio sistema de capacitação, sua organização pode formar o quadro de funcionários ideal ao invés de torcer para que uma reforma efetiva no ensino tradicional se concretize.
Principais objetivos da educação empresarial
Já mencionamos o principal objetivo da educação corporativa. Agora ficará mais clara para você:
- orientar o desenvolvimento de atitudes que devem ser seguidas pelos funcionários da empresa;
- viabilizar o aprimoramento ou o desenvolvimento de habilidades necessárias;
- otimizar a produtividade de toda a empresa;
- motivar e oportunizar o desenvolvimento das competências dos gestores;
- possibilitar a qualificação contínua dos funcionários de modo a mantê-los alinhados com a evolução do mercado e de suas funções;
- promover a integração dos funcionários com a cultura organizacional;
- conectar a atuação dos funcionários com a cadeia de negócios da organização.
3 informações muito importantes que você precisa conhecer
Para além do cenário nacional de educação e nosso mercado profissional, recorremos a alguns dados que podem ser relevantes para você.
Profissionais querem aprender
Uma pesquisa da Middlesex University indica que 74% dos trabalhadores entrevistados sentem que não alcançam seu potencial máximo por falta de oportunidades de desenvolvimento.
Educação reduz o turnover
Com base no relatório Workplace Learning Trends de 2022, 94% dos funcionários estão dispostos a permanecer por mais tempo em uma empresa que esteja dedicada a investir em seu desenvolvimento.
Diferencial competitivo
Segundo levantamento feito pela Deloitte, apenas 28% das empresas no Brasil já aplicam estratégias para capacitação profissional no ambiente de trabalho. Entrar para o grupo é sair na frente e ter um diferencial competitivo para a atração e retenção de talentos.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto