Assinar um contrato sob um imóvel é um grande passo que deve ser muito bem pensado. Antes de assinar qualquer coisa, você deve ser minucioso em relação algumas questões práticas. Aqui estão algumas coisas que você que está a procura de casas à venda precisa saber e verificar antes de fechar um contrato.
Verificar sempre a melhor opção com calma
O mercado imobiliário é muito instável, ainda mais na atual fase econômica do país. Isso tem possibilitado diversas ofertas, ou seja, não tenha pressa para escolher a casa. Uma pesquisa detalhada te dará melhor capacidade de barganhar no valor do imóvel.
Analise sua situação financeira
Faça as contas antes de assinar qualquer coisa. Verifique se o preço do imóvel escolhido, somado a outros encargos (IPTU ou condomínio), não ultrapassam 30% do seu rendimento familiar. É preciso manter uma reserva orçamentária para despesas essenciais como alimentação, transporte, saúde e etc.
Leia o contrato com muita atenção
Parece muito básico, porém muitas pessoas assinam contratos sem ler inteiramente o mesmo. É fundamental verificar que estão especificados todos os direitos e deveres tanto do vendedor quanto do comprador. O contrato deve ser claro e conciso, sem que hajam possibilidades de dupla interpretação ou omissão de cláusulas importantes à transação.
Faça a vistoria
A vistoria visual tem o papel de identificar todos os defeitos mais aparentes do imóvel e deve ser feita antes da entrega das chaves. Porém, preste atenção: alguns contratos podem ser propositalmente genéricos afirmando que a casa se encontra em perfeitas condições. É recomendado que a vistoria seja feita, portanto, com o registro de fotos e vídeo para melhor detectar e provar quaisquer defeitos estruturais no imóvel. Não se esqueça de guardar todo o material capturado em mídia caso queira devolver a casa.
Guarde qualquer documento relacionado à transação
Qualquer papel que seja relacionado ao fechamento do contrato deve ser muito bem arquivado. É recomendado que se organize tudo em uma pasta junto das informações que lhe foram passadas pelo vendedor. Guarde até as mensagens trocadas por celular e os flyers publicitários se for possível, pois eles comprovaram o que lhe foi prometido pelos corretores antes de assinar o contrato. Caso apareça alguma necessidade judicial, é fundamental ter todo esse apoio documental em mãos.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto