A educação corporativa surge como uma prática da gestão de pessoas que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de competências por parte dos trabalhadores. O principal objetivo da educação corporativa é permitir que a empresa conte com um quadro de funcionários capaz de atender às demandas que o mercado apresenta.
A consequência de profissionais mais capacitados são resultados melhores para a organização. Por isso, a educação corporativa é algo que beneficia a todos. Assim como gestores e RHs são convidados a conhecer e abraçar novos modelos de gestão, profissionais também são instigados a aprender novas competências.
Esses profissionais podem buscar aprendizado fora das empresas onde trabalham ou contar com ações de educação corporativa. Ao longo da leitura, você vai entender melhor por que considerar também a segunda opção.
Diferença entre educação corporativa e treinamento
Para que você não tenha dúvidas quanto ao que é educação corporativa, também chamada de educação empresarial, vamos a um esclarecimento importante. É preciso ressaltar que falamos de algo diferente do treinamento que tantas empresas e profissionais já conhecem tão bem.
O treinamento é voltado para o curto prazo. Se uma pessoa assume um cargo novo, por exemplo, pode ser treinada para cumprir tarefas específicas dessa função.
Depois, caso uma promoção ou outra mudança ocorra, é possível que o conhecimento e as habilidades adquiridas por meio desse treinamento já não tenham tanta serventia.
Características da educação corporativa
Não existe fórmula, mas a educação corporativa tem características que merecem ser mencionadas aqui. Falamos daquilo que é mais comum, ainda que haja espaço para outras ideias, especialmente considerando as particularidades da sua organização. Veja só:
Aprendizado in loco
Atualmente, o mais comum é que o ensino aconteça dentro das próprias empresas.
O EaD inclusive facilita para que o ensino aconteça fora do horário de trabalho, no melhor momento para cada funcionário.
Alunos e professores
O mais comum é que as ações de educação corporativa sejam voltadas para os funcionários. Afinal, o maior interesse das empresas é o desenvolvimento de seus profissionais. Nada impede, porém, que a empresa chame alguém de fora. Essa decisão, inclusive, pode ser necessária em alguns casos.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto