Os últimos dois anos têm sido muito especiais para os profissionais do mercado imobiliário, em parte pela aceleração de algumas mudanças envolvendo a instrumentalização de ferramentas digitais em todos os campos do mercado.
Além disso, os números de vendas foram os maiores dos últimos anos. Estudar as tendências para o futuro é fundamental para realizar projeções e se posicionar bem no mercado.
Abaixo 3 tendências do mercado imobiliário para ficar de olho e vender mais.
- Digitalização das buscas por imóveis
A pandemia acelerou a digitalização em todos os setores, e o mercado imobiliário não é exceção.
Dessa forma, com o mercado mais competitivo em 2020 e 2021, alguns compradores adquiriram suas casas sem nem mesmo entrar primeiro.
Muitos conseguiram fazer um tour virtual pela propriedade devido aos recursos virtuais, como passeios 3D, vídeos de drones e planejamentos ou design virtuais.
As pesquisas on-line por “virtual staging”, que estavam em alta antes da pandemia, dispararam em 2020. Start ups imobiliárias on-line permitiram que os vendedores de imóveis procurassem por agentes imobiliários e conhecessem novas formas de oferecer o seu imóvel, como os passeios 3D.
- Microapartamentos
À medida que as pessoas migram para os centros comerciais das cidades em busca de trabalho, a escassez de novas construções continuam a elevar os preços dos aluguéis.
Como resultado, muitos moradores de renda média não conseguem pagar por moradias de alto padrão. Esta é uma brecha no mercado por onde entra a tendência da busca por microapartamentos.
Embora os microapartamentos não tenham uma definição padrão, as unidades geralmente têm menos de 14m², com cozinha e banheiro totalmente funcionais e compatíveis com acessibilidade.
Os microapartamentos oferecem funcionalidade em uma localização conveniente, com grande ênfase nas comodidades disponíveis fora da própria unidade.
Além disso, muitos condomínios de microapartamentos oferecem comodidades compartilhadas que, geralmente, incluem:
- cozinhas-restaurante;
- áreas de jantar;
- lounges;
- academias;
- decks na cobertura;
- lavanderia; e
- serviços de limpeza.
- Bairros planejados
Bairros planejados são uma tendência proeminente no mercado imobiliário brasileiro. Normalmente, oferecem uma variedade de comodidades que atraem diferentes tipos de compradores e suas famílias, como escolas, shopping centers e outras conveniências ao redor do bairro.
Hoje, os desenvolvedores procuram adicionar comodidades exclusivas ao ar livre, como lagoas, lagos, quadras de pickleball e áreas agrícolas comunitárias.
Desse modo, as comunidades planejadas estão se movendo em direção a uma comunidade de estilo de vida mais seguro e ao ar livre.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto