Método Comparativo Direto de Dados de Mercado
É o mais utilizado, principalmente se o seu caso é de imóveis residenciais ou comerciais. É uma comparação direta da sua propriedade em relação a dados relevantes do mercado imobiliário. Caso você escolha esta opção, é importante que identifique os fatores mais relevantes de apreciação ou depreciação da sua casa ou apartamento.
Método Evolutivo
Utilizado para imóveis com escassez de ofertas no mercado, é o que envolve a soma dos valores dos componentes do bem. Geralmente se utiliza o CUB (Custo Unitário Básico), que determina um custo mensal por metro quadrado de construção de determinado projeto padrão.
Método de Capitalização da Renda
É uma avaliação feita com base no valor de renda que será gerado com a propriedade, como com aluguel, por exemplo. É mais usado para imóveis comerciais, como lojas, agências bancárias, hospitais, universidades e semelhantes.
Método Involutivo
Método mais utilizado para construtoras e incorporadoras. Consiste numa precificação realizada com base no aproveitamento do terreno, na sua viabilidade técnico-econômica. A ideia aqui é comparar potenciais rendimentos que a construtora ou incorporadora terá com diferentes alternativas de ocupação do espaço.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto