Quando se pensa em investir nos Estados Unidos o que de início vem à mente? Investir em imóveis! Em tempos passados, quando se pensava em investir nos Estados Unidos, pensava-se em ações da bolsa de empresas conhecidas e lucrativas. Contudo, uma grande parcela dos brasileiros pensa diferente e está imigrando para a terra do Tio Sam em busca do sonho americano, investindo em imóveis e negócios promissores.
A compra de imóveis é um exemplo seguro de investimento em que você poderá aplicar seu dinheiro em ativos que irão aumentar significantemente seu fluxo de caixa. Outro aspecto importante são os preços dos imóveis, muito abaixo do que se costuma encontrar no Brasil, além de serem de melhor qualidade. Nos Estados Unidos, os brasileiros procuram qualidade de vida e garantia de um futuro melhor em uma economia estável.
A oportunidade é agora.
A mudança que se vê agora no mercado imobiliário americano e sua recuperação rápida e crescente, nos leva à expansão imobiliária como prova disso. Os preços e taxas de juros desse crescente mercado estão valendo muito o investimento. Você deve obter informações sobre os trâmites para conseguir o visto de residente nos EUA. Comprar um imóvel nos Estados Unidos não é condição certa de que você consiga aprovação ao visto de residência permanente. Adquirir imóveis nos EUA é um investimento seguro e certo, por esse motivo tantos brasileiros têm investido nesse mercado.
Listamos aqui 7 razões para investir em imóveis nos USA
1. Financiamento Bancário
Um financiamento para estrangeiros é um tipo específico de empréstimo que auxilia os não cidadãos a investir em imóveis nos Estados Unidos. Este tipo de financiamento tem condições, como taxas de juros que diferem um pouco dos empréstimos padrão para cidadãos americanos.
2. Taxas de Juros Baixas
Além de exigir uma porcentagem maior de entrada no imóvel, (cerca de 25%) um empréstimo estrangeiro tem uma taxa de juros mais alta do que para cidadãos americanos. Contudo, por mais altas que sejam as taxas, estão bem abaixo das praticadas no Brasil.
3. Valorização
O mercado de imóveis continua com alta valorização de preços, principalmente em Miami, na Flórida com valorização de 20%. Ocupa a terceira posição no território americano perdendo apenas para Cincinnati (22%) e Cleveland (23%).
4. Benefício Fiscal
Os rendimentos da locação imobiliária nos Estados Unidos são taxados pelo lucro e não pela receita bruta de aluguel, e a desvalorização dos imóveis é aceita como despesa fiscal, os lucros tributáveis por serem muito baixos, acabam diminuindo ou até mesmo anulando as taxas sobre o rendimento. Devido a esse motivo, os ganhos com aluguel nos EUA tendem ser pouco tributados ou não tributados.
São vários os fatores a considerar, e com o planejamento correto, é possível simplificar estas questões. Assim sendo, é imprescindível procurar a orientação de um profissional com experiência em investidores estrangeiros e amplo conhecimento tanto da legislação fiscal americana, quanto da legislação fiscal do país de origem do investidor.
5. Geração de Renda em Moeda Forte
Investir em imóveis para rendimento nos USA pode ser considerado mais seguro e rentável, já que a geração de fluxo de caixa tem como base a moeda forte (dólar) e uma economia mais estável. A opção de deixar o seu patrimônio investido no Brasil, sendo consumido pela inflação, se torna inviável quando nos USA se pode obter uma rentabilidade líquida de 7,5% a 11% ao ano, em dólar.
6. Clima agradável e convidativo
A economia estável e o baixo custo de vida, não são as únicas razões para se mudar para os USA, principalmente para Miami. O clima agradável, a qualidade de vida, a atmosfera moderna e cultural também são atrativos decisivos para se investir em imóveis nos Estados Unidos.
7. Segurança
A segurança nos Estados Unidos é um dos principais fatores que motivam os brasileiros a imigrarem à procura de uma vida mais tranquila e segura. Devido à desigualdade social ser menor e a economia evidentemente mais estável, cria-se um ambiente bem mais confiável. A aplicação da lei por ser mais eficaz e rígida, a eficiência da polícia e a transparência das instituições, faz com que o cidadão se sinta mais seguro.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto