Os Stories do Instagram surgiu em 2016. E em dois anos já são mais de 300 milhões de usuários ativos. E com eles, oportunidade de fazer novos negócios
A forma de fazer marketing mudou muito em menos de 10 anos. As redes sociais se tornaram uma das principais oportunidades de vender. Mas, diferentemente das mídias tradicionais, é preciso conhecer bem o cliente, como ele se relaciona, o quão digitalizado ele é, quais suas preferências e seus hábitos.
Possuindo esses dados, torna-se possível inovar e aproveitar as ferramentas que estão na palma da nossa mão.
Qual o seu nicho de mercado no mercado imobiliário?
Entender qual é o seu nicho sempre foi importante. Para montar uma estratégia que traga resultados, é fundamental tanto conhecer bem quem é seu público, quanto suas preferências.
Os Stories do Instagram já são usados no mercado imobiliário, mas ainda há dúvidas de como usar esse recurso da maneira adequada. A boa notícia é que, apesar de não ser um campo totalmente explorado por este mercado, os dados apontam que há um potencial enorme, pronto para ser aproveitado. Veja alguns:
No stories:
- 63% dos usuários são mulheres;
- 58% dos usuários possuem idade média entre 16 a 49 anos;
- 86% dos usuários aprovam os Stories;
- Os horários de pico são entre 8h e 17h.
No mercado imobiliário:
- 61% dos interessados são mulheres;
- 36% dos interessados possuem entre 25 a 34 anos;
- 22% dos interessados possuem entre 34 a 44 anos;
- Os horários de pico de buscas são às 8h, 12h, 16h e 20h.
Como pode perceber, a semelhança entre os públicos é grande. Por isso, se a ferramenta for bem aproveitada, é possível fazer dela uma grande oportunidade de gerar venda.
Plano de ação para vender imóveis
Depois de compreender seus dados e entender a aderência do seu público, é preciso planejamento para lançar seu imóvel nos Stories.
- Formato: É preciso encontrar o formato adequado para seu público. Qual formato gera mais engajamento? Hoje, o Stories do Instagram possui vários formatos disponíveis. Vale a pena fazer o teste e entender qual a preferência do seu público.
- Localização: Possui empreendimentos em mais de um estado? Faça peças diferentes para empreendimentos diferentes. É importante buscar o argumento que convença os mais diversos tipos de clientes.
- Call to action: Induza o engajamento do seu público. Sempre pergunte algo a ele. Se ele tem uma opinião ou alguma dúvida. Quanto mais interação houver, mais relevante se tornará seus Stories e, consequentemente, alcançará mais pessoas.
- Links: O que acontece quando o usuário clica no seu link? Faça uma chamada atrativa e abuse do recurso. Cada clique também gera engajamento, tornando seu conteúdo visível para ainda mais pessoas.
- Edição: Você pode montar seus Stories com artes prontas ou usar os recursos de edição do próprio Instagram. O importante é criar vídeos ou imagens convidativas, com base no perfil do seu público.
Acompanhar a realidade
O comportamento do consumidor mudou. E fazer o que era feito há 10 anos não vai trazer resultados diferentes. É cada vez mais complexo levar o cliente para o estande, para dentro da imobiliária ou incorporadora.
Hoje, o consumidor entende que está no centro de tudo e sabe que há diversos meios para ele chegar ao que quer comprar. Ele pesquisa muito, questiona muito e usa canais específicos para absorver as informações que busca. É preciso ser transparente, criativo e abandonar os discursos prontos.
Por último, não deixe de mostrar seu propósito, que é ajudar àquela pessoa a conquistar um sonho. A maioria das pessoas só compram um imóvel na vida. Então, trata-se de um momento único. O profissional tem que pensar além da comissão e entender que, naquele momento, ele faz parte da vida de alguém.