É essencial conhecer as estimativas e tendências esperadas para o mercado imobiliário em 2023 para que sua imobiliária possa se alinhar às novas demandas desse setor.
Temos previsões para o próximo ano, números, perspectivas de compra e caminhos que podem apoiar a sua empresa a conquistar melhores resultados diante do cenário previsto.
Desafios para imobiliárias e corretores
Com números e estimativas em mãos, os profissionais da área precisam investir em captação de imóveis e de clientes para corresponder às expectativas de alta do setor.
Como as novas gerações afetam o mercado imobiliário em 2023?
No Conecta Imobi 2022, Danilo Igliori, chief economist da OLX Brasil e head do DataZAP, apresentou uma palestra na qual mostrou a preferência dos consumidores de acordo com vários fatores.
Os insights são valiosos e podem ajudar a mapear seu público e ações personalizadas para cada geração. Assim, os melhores perfis de compradores são:
57% são mulheres;
43% são homens.
Em relação às faixas etárias e gerações:
34% têm 59 anos ou mais: geração baby boomer e geração silenciosa;
50% têm de 39 a 58 anos: geração X;
14% têm de 27 até 38 anos: millennial;
1% têm até 26 anos: geração Z.
Assim, fazer uma análise minuciosa das aspirações e estilos de vida de cada geração pode ser um ponto fundamental para aumentar as vendas na imobiliária.
Tendências para imobiliárias: o que você pode esperar em 2023?
Para impulsionar as vendas de imóveis em 2023, a tecnologia pode ser uma grande aliada da sua empresa. Mas, além disso, existem algumas tendências que podem ajudar no posicionamento de mercado.
Procura por ambientes versáteis para viver e trabalhar
A tendência é de que os clientes da sua imobiliária continuem buscando ampliar as funcionalidades dos imóveis, seja com espaços apropriados para o home office, como áreas de co-working, ou com itens de bem-estar.
Preferência por obras inteligentes e sustentáveis
Os empreendimentos sustentáveis são uma tendência no mercado imobiliário em 2023. Por meio de projetos que utilizam energia limpa e renovável, é possível oferecer soluções inteligentes para diminuir o impacto ao meio ambiente. Além disso, são boas escolhas para diminuir gastos mensais com energia elétrica, que pode ser um ponto relevante na vida dos consumidores.
Processos imobiliários mais tecnológicos e menos burocráticos
Imobiliárias que optam por processos tecnológicos conseguem diminuir a burocracia na hora de atender os clientes, como é o caso da assinatura digital de um contrato. Quanto mais facilitado for, melhor será a visão dos consumidores frente aos serviços oferecidos.
Foco em atendimento personalizado
A tecnologia também é decisiva para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado. Um bom exemplo é o chatbot, um recurso que simula a conversação humana por meio da inteligência artificial.
O processo permite que a imobiliária responda a questões básicas sem esforço de um atendente da sua equipe, permitindo que apenas clientes com dúvidas mais complexas cheguem ao time de vendas.
Uso de tecnologias
A demanda por inovação tecnológica se intensificou e vai permanecer no segmento imobiliário. Para 2023, a tecnologia tende a se tornar cada vez mais essencial para a imobiliária, desburocratizando processos e potencializando resultados.
Uso de CRM imobiliário
O uso de um CRM (Customer Relationship Manager) robusto se estabelece como um recurso fundamental para potencializar a gestão das imobiliárias, bem como maximizar os resultados das empresas.
Com essa ferramenta,dá para dispor de vantagens, como o aumento da eficiência da gestão da carteira de clientes.
Gilberto Britto
CEO do Grupo Britto