Site Loader

Em Belo Horizonte, a regra para permutas de terrenos em empreendimentos imobiliários geralmente segue negociações privadas, com base em estudos de viabilidade econômica e o potencial construtivo do terreno. A proporção entre o valor do terreno e os imóveis construídos varia amplamente, dependendo de fatores como localização, zoneamento, tipo de empreendimento e as condições de mercado.

De forma geral, essas negociações consideram:

  • Índice de Aproveitamento do Terreno: É essencial calcular o potencial construtivo do terreno, considerando os parâmetros do plano diretor e as limitações de zoneamento.
  • Proporção do Valor: Em muitos casos, os proprietários do terreno recebem cerca de 20% a 40% do VGV (Valor Geral de Vendas) do empreendimento na forma de unidades construídas. No entanto, essa proporção pode variar conforme o potencial valorizado do terreno ou outras condições específicas do negócio.
  • Custos Compartilhados: Os custos relacionados à construção (materiais, licenciamento, etc.) também influenciam a proporção final.
  • Condições Locais e de Mercado: Em regiões mais valorizadas de Belo Horizonte, como Lourdes ou Savassi, os percentuais tendem a ser mais elevados, enquanto em áreas periféricas podem ser menores.

Post Author: Gilberto Britto

Mais de 25 anos de experiência no mercado imobiliário, corretor, administrador, Avaliador e Perito Forense Imobiliário e Ambiental, Imortal e Embaixador da Academia de Letras do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-Graduado em Análise de Negócios e da Informação pelo Instituto de Educação Tecnológica de Minas Gerais, Mestre em Filosofia e Literária e Doutor em Filosofia e Psicologia pela Emill Brunner University e Association American World Universities and Colleges – AAWUC, Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) pelo Instituto Arnaldo Prieto do Rio de Janeiro, Avaliador e Perito Imobiliário e Ambiental pela Unimóveis de Minas Gerais, Certified International Property Specialist pela National Association of Realtors, Personal & Professional Coaching e Certified Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Professional Coaching Practitioner pela ABRACOACHING, Assessment Alfa pela Worth Ethic Corporation, sólida carreira marcada em empresas de porte, palestrante, coach. Atualmente é Diretor do Grupo Britto, Conselheiro e Membro da Comissão de Ética e Fiscalização Profissional do CRECI/MG, Consultor e Professor em instituições de ensino superior, Agente de Propriedade Industrial do INPI, Membro e Professor da CMI/SECOVI-MG e SINDUSCON-MG, Membro do Comitê Brasileiro e Organismo de Normalização Setorial da ABNT (Construção Civil, Informação e Documentação), Membro da International Coach Federation. Foi agraciado pelo Centro Nacional de Formação Superior Ibero-Americano e pela Academia de Letras do Brasil com o Grau Honorífico de Catedrático em Avaliação e Perícia de Imóveis e também Tópicos Especiais de Engenharia. Ministra cursos nas áreas de gestão empresarial, construção civil, engenharia, avaliação e perícia imobiliária e ambiental, real estate e coaching.